Coluna do blog



Saudades da reportagem
Lembra o Brikmam que há quase 40 anos, o repórter Ricardo Kotscho fez para O Estado de S.Paulo uma notável série de reportagens, que incorporou uma palavra ao dicionário brasileiro - "mordomias" - e mostrou que, longe de ser um desvio individual, o desfrute indevido do dinheiro público era um código de conduta aceito pelos poderosos e seguido por eles. Incluía todas as vantagens possíveis, de dinheiro para a compra de roupas até o pagamento das despesas de escritórios eleitorais longe de Brasília, de automóveis com vários motoristas à disposição a uma infinidade de assessores na Capital e fora dela - tantos assessores, aliás, que boa parte se dedicava apenas à atividade de cabo eleitoral, pago com o seu, o meu, o nosso dinheiro. A série de reportagens de Ricardo Kotscho mostrou ao público o Brasil real, em que os poderosos se julgavam com direito a tudo. Mudou alguma coisa? Durante algum tempo, sim: os bandidaços pelo menos se tornaram mais discretos. Mas reportagens completas desse tipo precisam ser feitas de tempos em tempos, mostrando quem se passa por santo, mostrando a volúpia que esse pessoal tem de aproveitar o dinheiro dos outros (ou haverá alguma outra explicação para o presidente de um tribunal ter à disposição cinco automóveis, sendo que um deles é considerado de luxo até na Europa - quando, por mais eminente, poderoso, sábio e fabuloso que seja, jamais conseguirá usar mais de um por vez?)Essas reportagens não têm sido feitas, pode-se imaginar, pelo custo de bloquear um repórter de alto nível pelo tempo necessário, com as viagens necessárias, e  pelo gasto de espaço caro. Mas, se não é para isso, para que existem os jornais? Mais: não é só com notícias de três linhas que os jornais enfrentarão a concorrência da Internet, onde as notícias de três linhas têm mais cores, mais movimento e renovação mais constante. Sua Excelência, o leitor, merece; o país precisa; os jornais necessitam vitalmente desse tipo de sopro de vida.

A frase: “A ambição é uma paixão tão imperiosa no coração humano, que, mesmo que galguemos as mais elevadas posições, nunca nos sentimos satisfeitos’. Maquiavel.



Educação política (Nota da foto)
No dia seguinte à vitória de Bachellet sobre Evelyn, na disputa pela presidencia da república do Chile, além do  cumprimento imediato, pessoal, da derrotada e do Presidente Piñera que a apoio, portando igualmente derrotado, o presidente foi tomar café da manhã na casa da vencedora. É uma prática antiga da cultura política chilena.Nós estávamos lá.

O Governo avisa
Em 2014, 100% dos proprietários de veículos no Ceará pagarão menos pelo IPVA (Imposto sobre a Circulação de Veículos Automotores).

Quase 11%
A redução média, com relação a 2013, no entanto, será de 10,92%, a menor do País divulgada até agora por outros estados.

Carga reduzida
De acordo com o secretário João Marcos Maia, a redução do IPVA decorre da política de redução gradual da carga tributária no Estado, bem como da alteração no conceito de alguns modelos.

Bom senso
O Ministério da Fazenda voltou atras e mandou dizer que air bag e freio abs, de fábrica continuam ítens obrigatórios nas carroças brasileiras. Assim, última forma.

Conforto
A Secretária da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), inaugura três delegacias municipais nesta quarta-feira (18). Os municípios contemplados são Orós, Alto Santo e Jaguaretama.

Contra drogas em Acarape
O Ministério Público do Estado do Ceará realizará, nesta quarta-feira (18), às 8h, o encontro do Comitê Estadual de Enfrentamento às Drogas, Fórum Francisca Odaléia Carneiro Fontenele - Salão do Júri - Rua Chico Vieira, s/n- Bairro Centro- Acarape/CE.

Praça é do povo
A Prefeitura de Fortaleza entregará, nesta quarta-feira (18/12), às 19 horas, a Praça Nossa Senhora de Salete (Rua Papi Junior, bairro Bela Vista) totalmente reestruturada.

Eleição no TCE
Eleitos os dirigentes do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) para o biênio 2014/2015.

EM plenário
A votação aconteceu durante sessão ordinária realizada nesta terça-feira (17/12), no Plenário da Corte de Contas.

Reeleito
O atual presidente, conselheiro Valdomiro Távora, foi reeleito e permanecerá no cargo por mais dois anos, a partir de janeiro de 2014.

Outros membros
Para a vice-presidência, foi eleito o conselheiro Edilberto Carlos Pontes Lima. À frente da Corregedoria, a Corte de Contas terá o conselheiro Rholden Botelho de Queiroz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário