Coluna do blog



Santiago(Chile) 20 graus – Mais de 20 pontos percentuais sobre os votos da adversária,fizeram de Bachellet outra vez presidente do Chile. Aqui, falando com as pessoas nas ruas a gente sente as dificuldades de cada povo, de cada país e agora esse povo que vive entre cordilheiras e vales e faz parte da ultima ponta do Atlantico sul. O No primeiro turno das eleições, se voce quer entender, Michelle botou 1 milhão e 400 mil votos na frente de Evelyn. Perto da metade do eleitorado votou. Domingo ,Michelelle voltou às urnas contra Evelyn no segundo turno e aprontou mais de 62% dos votos contra a amiga de infancia. Evelyn, reconheceu a derrota no meio da apuração. Ao final saiu de casa e foi ao comando de campanha de Bachellet ví que havia algo diferente aqui. As pessoas cumprimentam as outras por suas vitórias pessoalmente. O Presidente Piñera nãosó ligou para Bachellet como tambem foi ao comando da campanha da adversária que lhe tomou a presidencia para abraça-la. Aqui, bem de perto, testemunhei momentos novos na vida política da América Latina. Aquele Chile onde Pinochet mandou bombardear de avião o Palácio de La Moneda para matar o adversário, o presidente Salvador Allende, que acabou “suicidado” pelo golpe militar, dá lugar, hoje, a que aquela direita entenda a derrota com reconhecimento de que seu programa não deu certo e que aquilo que a esquerda fez, 4 anos atrás, o povo quer que se repita. Mas, o querido aí perguntaria sim, é daí? Dai que a esquerda que volta ao poder com Bachellet, tem propostas que buscam remendos em remendos que a direita fez e que não deram certo. O voto, por exemplo, deixou de ser obrigatório. O povo respondeu à altura; não foi votar no primeiro turno e agora no segundo turno apenas 47% foram às urnas.  Juventude não ligou a mínima. Os mais pobres não foram e acusaram o golpe: não tínhamos dinheiro para ir votar. O programa de governo de Evelyn dizia que tinha como alvo os pobres e a classe média. O programa de Bachellet foi mais direto: temos que rearrumar o Chile que deixamos quatro anos atrás. Remendar o que rasgaram. Bachellet, que estava na ONU, quer dentre outras coisas a remunicipalização da educação, desmunicipalizada. Quer cuidar da universidade que hoje é toda paga no País. E há outros aspectos que passam por uma reforma tributária além de apoio à saúde que é algo que dá certo no Chile. Por fim; direita e esquerda têm, em comum uma preocupação; as pessoas foram libertas o bastante pra dizer;nõestamos nem aí para eleição, e isso foi maioria. A posse de Bachellet será dia 11 de março.

A frase “Eu passei a vida no serviço público. Pra mim ser presidente é ser um funcionário público. Eu gosto de servir, de atender ás pessoas.” Michelle Bachellet Presidenta eleita pela segunda vez no Chile.


O primeiro discurso (Nota da foto)
Pra quem não sabe recente mudanças na vida chilena fizeram o ensino nacional ser pago. Michelle, contra, prometeu tornar tudo de graça. No seu discurso de comemoração da eleiçao, voltou a insistir na idéia da principal peça de campanha: Ensino gratis para todos. No Chile tudo pago, claro fazendo rios de riquinhos com a educação.

Genial
Rosa da Fonseca, que deixou de ser um navio de agitação pra falar bobagem de uma tal de Crítica Radical deitava falação sobre o tema quando entrou Fernando Hugo...

“Sou burro”
O deputado Hugo, um loquaz parlamentar na Assembleia do Ceará foi, como sempre genial: Eu confesso que não entendo uma palava do que a Rosa diz desse movimento.

Aplausos
A sociedade cearense aplaude de pé as ações da Polícia que exterminou uma gangue de cinco bandidos que assaltaram um banco em Ipueiras. As pessoas pedem que a Polícia continue no mesmo propósito; extinguir a bandidagem no Ceará. Assis Bezerra fez isso.

Algo me diz que...
Essa história de Ciro Gomes ministro da saúde parece pura arrumação do PMDB. O PMDB nãõ quer Ciro Gomes no Ministério Dilma, quer engabelar Cid na escolha do candidato de 2014.

Cavilação
A mesma coisa e quase com o mesmo peso é a “idéia” de que Cid Gomes teria um lugar de vice-presidente do BID, nos Estados Unidos para ungir outro candidato à sucessão que não seja do PROS.

Chupa João
O candidato do PSol ao Planalto, senador Randolfe Rodrigues (AP) está acertando para que a ex-deputada Luciana Genro (RS), filha do governador petista Tarso Genro, do Rio Grande do Sul, seja a vice de sua chapa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário