Coluna do blog



Como irmãs, frente a frente
Santiago do Chile(Chile) 28 graus – Michelle Bachelet já foi presidente. Quer ser de novo. A Evelyn Matthei tambem quer ser presidente. Nunca foi. Essas duas mulheres disputaram até as cinco horas da tarde de hoje(ontem) a presidencia de um dos paises mais acariciados nos negócios com os Estados Unidos, o Chile. É a melhor economia da América Latina. Tem 17 milhões de habitantes, 6 milhões dos quais na capital, em Santiago onde estou, respirando o clima dessa interessante eleição presidencial. Como disse e meu outro único leitor acompanha, vou onde nem todos vão proque fatalmente lá estará o inusitado. Mas uma eleição presidencial no Chile o que é que tem de tão diferente e especial assim, perguntaria voce. É aí que a porca alegra o rabo. Bachellet e Evelyn são amigas de infância.Os pais das duas eram oficiais da Força Aérea Chilena. Fizeram carreira juntos. Moravam vizinhos e ainda hoje uma chama a mãe da outra de Tia. Têm a mesma idade e quase os mesmos gostos. Só que uma é de centro esquerda e outra de direita. Não combinaram a disputa; aconteceu. Até a propaganda de rua, nos mini-doors são parecidas. O povo quase as confunde mas as separa na hora do discurso. Detalhes: Evelyn arrumou um marqueteiro que deu uma chupada no slogan de Obama (Sim, nós podemos) plantando um Sim,nós somos. Bachellet ratifica as posturas  de defesa dos mais humildes. Ontem, numa ultima corrida, antes da boca de urna, Michelle Bachellet teria 20 pontos percentuais à frente da amiga-irmã, mas o buraco aqui é mais embaixo. O voto não é obrigatório. O povo gastaria algo como 20 reais para sair de casa, pegar um onibus e ir votar. No primeiro turno (a votação é em segundo turno) mais de 50% do eleitorado não foram votar. Não iriam hoje pensavam ontem, cedinho, os partidários das duas candidatas. Seria bom pra Evelyn cujo eleitor é meio que intelectualizado. Mas Bachelet quase ganhou no primeiro turno, com 47% dos votos contra 25%. As pesquisas indicam que essa diferença pode ser ainda maior, dependendo do comparecimento dos eleitores. Há uma questão que já está obrigatoriamente na pauta da que for eleita: a disputa pelos limites marítimos entre Chile e Peru. O país vizinho reclamou na Corte Internacional de Haia a soberania sobre quase 38 mil quilômetros no Oceano Pacífico. A decisão deve sair no início do ano que vem. A apuração dos votos, até o fechamento desta coluna, coisa de 18 horas, hora igual à do Ceará (menos uma que a hora de Brasilia) ainda não havia começado, mas a boca de urna apontava vitória de Bachellet, o que não será nenhuma surpresa. Aliás, aqui no Chile não existe reeleição. Bachelet quer voltar depois de passar quatro anos fora e ser julgada pelo povo que não abre mão de dizer que ela foi uma boa presidente.

A frase: "Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das conseqüências."Pablo Neruda sobe eleições e vida.


Bachellet eleita (Nota da foto)
Deu gato, que é bicho de casa. Jogar no gato e ganhar, deveria ser prêmio rebaixado. Quem nem apostar em  Bachellet contra Evelyn. No primeiro turno deu mais de 1 milhão e quatrocentos mil votos de diferença pro Bachellet. Isso com outros candidatos. Imagina agora no segundo turno, vis-a-vis. Como a eleição foi muito lenta, a mesma coisa está sendo a apuração até estas 6 da tarde quando fecho a coluna. A boca de urna, porém, é disparada Bachellet.

Senadores caçam voto
Chile vai eleger tambem nesta eleição, 31 senadores da república. Aliás, desde que o Chile se viu livre de Pinochet, mudou a sede do Congesso para fora de Santiago. Hoje funciona na cidade de Valaraiso.

Apicultura
A Comissão de Agricultura,Pecuária,Abastecimento e Desenvolvimento Rural promoveu audiência pública para debater a crise na apicultura do país a pedido de Raimundo Gomes de Matos.

Combate à crise
A partir desse encontro com os representantes do setor, que apontaram gargalos enfrentados pela cadeia produtora de mel, o tucano afirmou que trabalhará para combater a crise no segmento.

Convênio de para auditorias
O BID e os  Tribunais de Contas do Ceará e do Pará assinaram protocolo de entendimentos que habilita as duas instituições para auditorias nos contratos de empréstimos e convênios de cooperação técnica, celebrados entre o BID e os respectivos estados ou entidades controladas por estes.

Cana dura
Condenado em primeira instância em ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF), o ex-prefeito de Marco (CE) Jorge Stênio Macedo Osterno teve recurso judicial negado pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5). Com a sentença, Jorge Stênio Macedo Osterno fica obrigado a ressarcir R$ 434.824,49 aos cofres públicos.

Genial
Rosa da Fonseca, que deixou de ser um navio de agitação pra falar bobagem de uma tal de Crítica Radical deitava falação sobre o tema quando entrou Fernando Hugo...

“Sou burro”
O deputado Hugo, um loquaz parlamentar na Assembleia do Ceará foi, como sempre genial: Eu confesso que não entendo uma palava do que a Rosa diz desse movimento.

Aplausos
A sociedade cearense aplaude de pé as ações da Polícia que exterminou uma gangue de cinco bandidos que assaltaram um banco em Ipueiras. As pessoas pedem que a Polícia continue no mesmo propósito; extinguir a bandidagem no Ceará. Assis Bezerra fez isso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário