Coluna do blog



Longe de mim a vaidade...
Vai longe, no tempo, que sonho, seja nas mesas de bares, nas conversas com os amigos e até nos desentendimentos com o universo político, na defesa de  um projeto de arrumação da Praça  Portugal, aqui no coração da Aldeota de Fortaleza.  Como ví em Zurique, em Frankfurt, em Firenzi,em Orlando e em tantos outros lugares civilizados do mundo, os espaços públicos são entregues ao público, justificados ora pela mobilidade urbana, ora pelos direitos que o povo tem de ir, vir e aproveitar do que as cidades podem oferecer; cidadania, por exemplo. Então, faz anos que discuto liberar geral a Praça Portugal. Como seria? Um túnel mergulharia na avenida Desembargador Moreira, no cruzamneto com a Santos Dumont, na altura das agencias do Bradesco e do BB e sairia lá perto da Delitália, a simpatica delicatassem da Socorro e dos filhos dela. Um está pronto. Agora o outro;  no começo da avenida Dom Luiz, do lado oeste, nasceria um novo tunel, acima ou abaixo do primeiro aí citado (dependo do que fosse melhor para a geologia) e emergeria nas proximidades da Pianha do Cauboi, aquele restaurante de carnes e de mulheres bonitas. Cê entedeu? Todo o espaço a céu aberto abrigaria um grande shoping de alegria a céu aberto. Eu disse shoping de alegria, não de invasão de vendas celeradas que nem as que assistimos no centro da cidade. A Praça Portugal e seu entorno seriam dados de presente ao povo, sem carros e agredir seus movimentos. Não sei quem pensou o tunel sob a Praça Portugal anunciado agora pela Prefeitura, porém, com todo respeito, posso até não ter pensado primeiro, mas verbalizei primeiro. As páginas deste jornal testemunham isso. Vaidades à parte, façamos o que tem que ser feito.

A frase: "Queremos licitar até o fim do primeiro semestre de 2014 e começar a obra no início do segundo semestre". Salmito  Filho, Secretário de Turismo de Fortaleza sobre tunel sob a Praça Portugal.



Francisco é Personalidade do Ano
A revista norte-americana Time anunciou a escolha do papa Francisco como a "personalidade do ano". Segundo a editora da publicação Nancy Gibbs, o papa "se tornou a nova voz da consciência". "Poucas vezes, um novo ator do cenário mundial captou tanta atenção de maneira tão rápida --de jovens e velhos, crentes e céticos-- como fez o papa Francisco", escreveu. Francisco não pagou um centavo pela escolha.

Lembrando Sabino
“No Brasil as leis são como vacinas. Umas pegam. Outras, não”. A frase é de Fernando Sabino, numa crônica de 1962. Eita vida velha que não muda. Se repete, se repete, se repete

Gemendo e chorando
O presidente da Assembléia, Zezinho Albuquerque é conhecido mão-de-bebé, dizem os da intimidade dele. Arrisquei perguntar como foi o ano para a Casa.

Vale de lágrimas
- Quase que a gente não vota no fim do ano. Meio palmo de língua de fora com todas as economias possíveis e imagináveis, afirmou Albuquerque esperando melhorias em 14.

Entendimento
A Prefeitura de Camocim assinou com os russos, no Itamaraty, num encontro Brasil-Russia de cooperação técnico-financeira, um protocolo de entendimento.

Quer dizer...
Entraram numa fase pós protocolo de intenções começando agora a troca de informações para a instalação do sonhado estaleiro no litoral camocinense. A Prefeita Mônica Aguiar contou com ajuda da Adece para afinar a pinta do lápis.

Lider nacional
O cearense José Nobre Guimarães, que é líder do PT na câmara Federal, é o  1º vice-presidente do partido pwki próximos quatro anos. Escolhido quarta feira, foi empossado ontem.

Isso quer dizer que...
Guimarães, que faz política com o fígado protegido, é a principal peça do acordo do PT com o PROS no Ceará. O PT nacional não vai bulir no que Guimarães fizer por aqui.

Medalha natalina
O engenheiro Mário Lima Junior, Diretor da Companhia Docas do Ceará, receberá hoje, em Natal, a Medalha do Mérito Naval.

Fumam no Uruguay...
Apesar de evitar tratar do tema publicamente, o governo brasileiro se preocupa com os impactos da decisão sobre a maconha no Uruguai, que anteontem se tornou o primeiro país no mundo a legalizar a produção e o comércio da droga.

...a larica é nossa
Dilma Rousseff tratou pessoalmente do tema com o presidente uruguaio José Mujica no mês passado, quando ele esteve em Brasília.Dilma disse que entendia e respeitava a discussão, mas expressou receio em relação aos efeitos da liberação, em especial no Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário