Cidades do Ceará II



 Sobral garante obras para melhoria de vida da população

Para o Prefeito Veveu, “a conquista dos investimentos para a melhoria da infraestrutura de Sobral só tem sido possível com as parcerias e o apoio, não só do Governo do Estado, como de nossas representações, que vão além do Município. As melhorias são resultado desse esforço conjunto para tornar Sobral um lugar bom de se viver para todo mundo”.

O convênio com a Prefeitura de Sobral e o Governo do Estado, através do Projeto Cidades do Ceará II, assinado, nessa terça-feira, 3, no Palácio da Abolição, pelo Governador Cid Gomes e o Secretário das Cidades, Carlo Ferrentini, contou com a presença do vice-prefeito, Carlos Hilton Soares, representando o Prefeito Veveu, que estava em Brasília em busca de mais recursos para o Município.
A parceria do Governo do Estado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em obras para Melhoria da Infraestrutura Urbana da Cidade, tem o objetivo de melhorar ainda mais a vida das pessoas que moram em Sobral. O investimento nos 13 projetos aprovados é de cerca de R$ 54 milhões.
Com essa conquista, Sobral se transformará num canteiro de obras que mudarão por completo a cara da cidade, tornando os espaços públicos mais agradáveis e convidativos, não só pela beleza, mas pela utilidade e acessibilidade. O pacote de obras de melhoramento de infraestrutura urbana inclui a ampliação da Avenida Pericentral, com a continuidade da via, a partir do Paço Municipal, na Avenida Viriato de Medeiros com John Sanford, até a Santa Casa, garantindo melhor condição de fluxo de veículos, e a duplicação da Avenida Ermírio de Moraes, na saída de Sobral em direção à Serra Grande, e a construção do novo Aterro Sanitário de Sobral, que reúne em consórcio 14 municípios da região norte, e garantirá emprego e renda para as famílias que trabalham com reciclagem.
A população será beneficiada também  com a construção do Boulevard Dr. Guarany, que seguirá os moldes do Boulevard de Nossa Senhora de Fátima, entre as rotatórias do Arco e Corpo de Bombeiros, que irá requalificar os passeios e a parte de bares como mais uma opção de lazer e eventos para a cidade.
O Prefeito Veveu também conseguiu recursos para a construção do Parque Coração de Jesus, que terá quadra de esportes, área de lazer e caminhada, vegetação e requalificação do riacho. De acordo com a Secretária de Urbanismo, Patrimônio e Meio Ambiente, Gizella Gomes, o projeto de construção do Parque Coração de Jesus é muito importante porque ”dará continuidade à urbanização do Riacho Pajeú, iniciado com o Parque da Cidade, criando uma nova área de lazer e preservando esse recurso natural tanto do ponto de vista da infraestrutura quanto da qualidade ambiental”. Também será construída a Fazendinha, espaço próximo ao Parque de Exposições na CE 362, que terá um engenho, casa de farinha e espaço para piquenique, proporcionando lazer e diversão para os sobralenses.
A Praça do Tempo será um monumento na entrada da cidade, construído na rotatória em frente à Policlínica. O Município também foi contemplado com recursos para a construção de três Terminais nos Bairros Cidade José Euclides, Renato Parente e Dom Expedito, que farão interligação do midiônibus para as estações do VLT (Sitrans).
O Cidades do Ceará II contemplará, ainda, quatro praças da cidade, que são: Praça do Patrocínio, que será completamente revitalizada, onde se localiza o Museu do Eclipse e terá o novo Planetário; Duque de Caxias (Praça do Bosque), que terá sua estrutura renovada com iluminação diferenciada e um espelho d’água; Praça Manuel Artur da Frota (Praça da Várzea); e a Praça Clodoveu Arruda (Pracinha do Amor). Nas áreas onde as obras de internalização do Sítio Histórico estão sendo realizadas,  também foram garantidas a retificação dos passeios e requalificação do pavimento, além da instalação de sinalização para pessoas com deficiência, garantindo acessibilidade. Seis projetos localizados nessa área já estão em processo de licitação.
Essas obras de melhoria da infraestrutura de Sobral têm sido possíveis, por conta das sucessivas reuniões e encontros entre o Prefeito Veveu, sua equipe e o Governador Cid Gomes, num constante diálogo, que já em 2011, levou os dois gestores à Washington, nos Estados Unidos, em busca de financiamento para vários projetos, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), além do Município de Sobral seguir à risca as normas técnicas exigidas na elaboração do projetos, e o cumprimento dos prazos estabelecidos para entrega dos mesmos.

O Município conquistou investimentos de cerca de R$ 54 milhões do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais – Cidades do Ceará II

Entre as melhorias da infraestrutura urbana da cidade estão:

Construção de três Estações nos bairros Cidade José Euclides, Renato Parente e Dom Expedito, que farão interligação do microônibus para as estações do VLT

Praça do Tempo, que será um monumento na entrada da cidade, construído na rotatória em frente à Policlínica

Praça do Patrocínio, que será completamente revitalizada, onde se localiza o Museu do Eclipse e terá o novo Planetário

“Sobral vive um momento ímpar, que o diferencia dos outros municípios, em realizações que têm mudado a realidade de nossa população. O objetivo desta gestão é dar mais qualidade de vida em todas as áreas, às pessoas que aqui vivem. O Cidades do Ceará II é fruto da parceria com o Governo do Estado, que tem nos garantido um  diálogo aberto e afinado com as necessidades do nosso Município. Todas essas obras são resultado do esforço contínuo por melhorias”. 
Prefeito Veveu

Parque Coração de Jesus, novo espaço que terá quadra de esportes, área de lazer e caminhada, vegetação e requalificação do Riacho Pajeú, interligando o Parque da Cidade à Lagoa da Fazenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário