Cidade do Ceará suspende carros pipa após chuvas de pré-estação

Cidades do Sul do Ceará aumentaram reserva de água em 15%, diz Cogerh.
Em Abaiara, agricultores adiantam plantações para 2014, afirma secretário.

Do G1 CE
As chuvas de pré-estação no Ceará foram suficiente o armazenamento de água em açudes da região Cariri, no Sul do Ceará, que recebeu as maiores precipitações neste mês de dezembro. Em algumas cidades, as chuvas suspenderam a Operação Carro-Pipa.
As cidades de Abaiara, Missão Velha e Milagres tiveram açudes de pequenos porte cheios após sete dias seguidos de chuva, de 15 a 21 de dezembro. No Crato, segunda maior cidade da Região Cariri, as chuvas somaram 97 milímetros, o suficiente para aumentar em 15% a reserva hídrica da cidade, segundo a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos.
Em Abaiara, as chuvas de pré-estação suspenderam as atividades da Operação Carro-Pipa, que leva água às cidades mais prejudicadas pela seca. Segundo o secretário de agricultura de Abaiara, parte dos agricultores da cidade aproveitam as primeiras chuvas para arar a terra a fazer plantio de feijão.
De acordo com a Fundação Cearense de Recursos Hídricos (Funceme), as chuvas de pré-estação ocorrem devido a um fenômeno meteorológico diferente do evento que ocasiona as chuvas da estação chuvosa no Ceará, entre maio e junho.
“Durante o período chuvoso, entre fevereiro e maio, o sistema meteorológico que atua no Ceará é outro, a Zona de Convergência Intertropical. Se chover bem em janeiro e fevereiro, não significa que teremos uma quadra chuvosa boa”, explica o meteorologista Raul Fritz, da Funceme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário