CCJ aprova lei que institui Dia de Combate ao Bullying

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou na manhã desta quarta-feira (04/12) Projeto de Lei 3015/2011, de autoria do deputado Artur Bruno (PT/CE), que institui o dia 7 de abril como o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência nas Escolas. A data é lembrada por conta do assassinato de 12 crianças na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo (RJ), em 2011, por um ex-aluno que havia sido vítima de bullying. O projeto segue para apreciação do Senado.
O bullying é a prática insistente de violência física ou verbal aplicada contra um grupo ou pessoa. Pesquisa Nacional de Saúde Escolar divulgada em junho deste ano pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que 20,8% dos jovens – um em cada cinco - entre 13 e 15 anos são agressores. O percentual de quem sofre bullying é de 7,2% entre os estudantes dessa faixa etária.
“Queremos que o assunto seja tratado de forma transparente nas instituições de educação de todo o Brasil”, afirma Artur Bruno. “O bullying tem de ser discutido entre todos os atores da comunidade escolar de forma que medidas efetivas sejam encontradas contra esse tipo de violência”, declara o parlamentar. Quando foi deputado estadual no Ceará, Artur Bruno foi autor de projeto que institui políticas públicas de combate ao bullying no âmbito estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário