Cancer mata Deda


Professores e estudantes das universidades estaduais retomam atividades do movimento grevista

Publicado em 02/12/2013 - 8:36 por | Comentar
Categorias: Política
Enviar para o Kindle
Após cinco dias de permanência na Assembleia Legislativa do Ceará e sem sinalização sobre uma audiência com o governador Cid Gomes, professores, estudantes e técnico-administrativos da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Regional do Cariri (URCA) e Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), mantém ocupação e prometem dia de agitação para esta segunda-feira.
Hoje, o movimento prevê retomar a pressão nos gabinetes de cada parlamentar da Casa com o objetivo de coletar assinaturas para a campanha que pede uma audiência com o governador Cid Gomes, bem como o de exigir nova reunião com a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para que sejam retomadas as regras firmadas no início da ocupação que já conta com o apoio de diversos setores da sociedade cearense.

Primeiro contrato para exploração do pré-sal será assinado hoje

Publicado em 02/12/2013 - 8:06 por | Comentar
Categorias: Política
Enviar para o Kindle
O governo federal firma hoje (2) o primeiro contrato de partilha da área do pré-sal com as empresas vencedoras do leilão para a exploração da área de Libra, na Bacia de Santos, feito em outubro. O vencedor foi o consórcio formado pelas empresas Petrobras (40%), Shell (20%), Total (20%), CNPC (10%) e Cnooc (10%).
O critério que definiu o primeiro colocado na licitação foi o excedente em óleo oferecido pelo consórcio, que ficou em 41,65%. A Petrobras entrou com 10% na oferta vencedora, além da sua participação mínima de 30% na área.
Serão aplicados 75% dos royalties do pré-sal na educação e 25% na saúde. A estimativa da Agência Nacional de Petróleo, Gás Nacional e Biocombustíveis (ANP) é que Libra seja capaz de gerar cerca de R$ 300 bilhões em royalties ao longo de 30 anos de produção. Pelo contrato, o consórcio ainda se comprometeu a pagar um bônus de assinatura de R$ 15 bilhões à União.
A licitação do bloco de Libra é a primeira experiência do Brasil no regime de partilha da produção. A área está localizada na Bacia de Santos, a cerca de 170 quilômetros do litoral do estado do Rio de Janeiro e tem cerca de 1,5 mil quilômetros quadrados.   A cerimônia de assinatura do contrato será às 11h, no Palácio do Planalto, e contará com a presença da presidente Dilma Rousseff.
(Agência Brasil)

Prefeito de Guaiúba toma posse nesta segunda-feira

Publicado em 02/12/2013 - 8:04 por | Comentar
Categorias: Política
Enviar para o Kindle
Nesta segunda-feira, às 9h, o prefeito e vice-prefeita, Kaio Gurgel e Verônica Holanda, serão empossados em seus cargos após afastamento na aplicação dos recursos na campanha eleitoral de 2012. Serão renomeados também, os secretários municipais após exoneração feita pelo ex-prefeito interino.

Prefeita de Mossoró é cassada pela décima vez em um ano

Publicado em 02/12/2013 - 7:59 por | Comentar
Categorias: Política
Enviar para o Kindle
Como uma espécie de “Highlander” da política, a prefeita de Mossoró (RN), Cláudia Regina (DEM), teve o mandato cassado dez vezes pela Justiça Eleitoral somente neste ano, mas vem se mantendo no cargo.
A última decisão contra a prefeita apontou prática de caixa dois na campanha de 2012. A exemplo do que ocorre nos demais processos, ela recorre da decisão –sem deixar o posto. As outras cassações se deram por abuso de poder econômico e político.
As acusações incluem o uso de servidores da prefeitura na campanha e o suposto benefício obtido com as 85 visitas a Mossoró da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) durante o período eleitoral, feitas em avião do governo.
Cláudia Regina e seu vice, Wellington de Carvalho (PMDB), chegaram a ser afastados dos cargos por três vezes, mas conseguiram recuperar os respectivos mandatos por meio de liminares (decisões provisórias).
Hoje, respondem a sete ações no Tribunal Regional Eleitoral do RN.
Segundo o advogado de Cláudia Regina, Sanderson Mafra, várias ações contra ela partem de acusações semelhantes; por isso, tantas condenações. Mafra diz que a prefeita é inocente de todas elas.
Sobre o uso do avião pela governadora, disse que Rosalba Ciarlini cumpriu agenda oficial. Com relação à participação de servidores na campanha da prefeita, afirmou que todos estavam de folga quando participaram de atividades eleitorais.
(Informações Folha de S. Paulo)

Morre o governador de Sergipe, Marcelo Déda

26012011-260111JC4758ae
Morreu hoje (2), aos 53 anos, o governador de Sergipe, Marcelo Déda. Vítima de um câncer gastrointestinal, o governador foi internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no dia 27 de maio, com dificuldades para se alimentar. Casado duas vezes, o governador deixa quatro filhos.
Advogado formado pela Universidade Federal de Sergipe, o político estava no segundo mandato. No seu lugar assumirá o vice-governador, Jackson Barreto, do PMDB.
(Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário