Cabelos a jato; da FAB

Renan usou avião da FAB para fazer implante de cabelos, diz jornal

  • Cirurgia estética ocorreu na última quinta-feira, em Recife; não há registro de compromissos oficiais na capital pernambucana.
Letícia Lins e O GLOBO (Email)
Presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), em sessão do voto aberto Foto: Ailton de Freitas / O Globo
Presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), em sessão do voto aberto Ailton de Freitas / O Globo
BRASÍLIA E RECIFE - O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), usou um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para ir a Recife fazer um implante capilar na última quinta-feira. Esta não é a primeira vez que ele usa um jato da Aeronáutica para fins particulares. Em junho, lançou mão do mesmo expediente para ir a um casamento em Trancoso, no litoral da Bahia.
Depois da má repercussão daquela viagem, ele reembolsou os cofres públicos em R$ 32 mil. A assessoria de imprensa de Renan informou ontem que ele fará uma consulta amanhã à FAB e, se houver qualquer “impropriedade”, reembolsará os custos desta nova viagem. Ainda de acordo com a assessoria de imprensa, após o procedimento estético, Renan foi de carro de Recife para Maceió, onde mora.
Sem compromisso oficial
Na agenda de Renan não constam compromissos oficiais em Recife na última quinta-feira. Ele viajou para a capital pernambucana quarta-feira à noite e fez o procedimento estético no dia seguinte. No registro de voos da FAB consta que o motivo da viagem foi “serviço”; a previsão era de quatro passageiros.
O decreto presidencial 4.244, de 2002, diz que autoridades, como o presidente do Senado, podem viajar em aviões da FAB por motivo de segurança e emergência médica; em viagens a serviço; e em deslocamentos para o local de residência permanente.
O Hospital Memorial São José confirmou que Renan submeteu- se em Recife a um procedimento para implante de cabelos. A cirurgia foi realizada por Fernando Bastos, que também operou, pelo mesmo motivo, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, atualmente cumprindo pena por ter sido condenado no julgamento do mensalão.
A informação sobre o implante de Renan foi fornecida extraoficialmente por um servidor do hospital, já que teria sido solicitado sigilo à equipe médica. O presidente do Senado deu entrada na clínica quinta feira para “tratamento de alopecia”. Ele teve alta no dia seguinte.
Petista defende Renan
Para tentar melhorar a imagem do Senado, Renan tem anunciado cortes de gastos com pessoal e de custeio desde que foi eleito presidente da Casa. Na última quarta-feira, ao fazer um balanço de final de ano, Renan afirmou que a Casa economizou R$ 275 milhões este ano.
Vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC) defendeu o colega:
— Renan foi para casa e desceu antes para fazer essa intervenção. Recife fica a menos de 100 quilômetros de Maceió. Estão forçando a mão para transformar isso em notícia.
O líder do DEM, senador José Agripino Maia (RN), discordou:
— Acho inadequado. Não sei se a regra de uso das aeronaves permite para efeito de assistência médica, mas era uma coisa a ser evitada.
O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) preferiu não comentar. Disse que, antes, quer ouvir a explicação de Renan:
— Não sei qual é a explicação para isso. Não sei se ele tinha atividade oficial em Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário