Alunos prejudicados silenciam diante da impertinencia de ações político-partidárias de professores em greve


Após “reunião” com governador, professores mantêm paralisação
O governador do Estado, Cid Gomes, recebeu, informalmente, o comando de greve formado por professores, estudantes e servidores das três universidades estaduais do Ceará (Uece, Urca e UVA) na última terça-feira (9), no hotel Marina Park, segundo a categoria. Na ocasião, Cid teria sinalizado positivamente para três pautas das cinco reivindicadas pelos manifestantes. Na manhã de ontem, os professores realizaram uma Assembleia Geral, no Campus do Itaperi, para avaliar o diálogo com o chefe do executivo e decidiram manter a greve.
Segundo o professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Célio Coutinho, o encontro deu-se por intermédio dos deputados federais Artur Bruno (PT) e Chico Lopes (PCdoB). De acordo com ele, Cid Gomes reverberou parecer “razoável” às pautas que dizem respeito à regulamentação do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV) dos professores, o reajuste da tabela dos servidores técnicos-administrativos e o Plano de Assistência Estudantil, onde ressaltou a destinação de mais recursos.
“Para o governador, não houve negociação, foi apenas um encontro informal. Mas, consideramos em consenso, que iniciamos e avançamos nas negociações. Entretanto, o que ele sinalizou, não é suficiente para que o movimento encerre a greve”, ressaltou o professor.
Ainda de acordo com Coutinho, o governador não deu nenhuma sinalização quanto à realização de concurso para professores, tendo em vista a atual deficiência de 789 vagas nas três Instituições. Também não se pronunciou sobre o prédio em construção da Faculdade de Tecnologia de Itapipoca, que o governo doou para Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
“Há 83 dias, os estudantes da Faculdade de Educação de Itapipoca ocuparam o prédio. Nós consideramos que, quando o governador fez o pronunciamento, ele não foi democrático e não foi defensor do patrimônio público do Estado. Entregou para o Federal, quando o Estadual, ao lado, precisa de infraestrutura”, ressaltou.
COMISSÃO DE NOTÁVEIS
Amanhã, uma comissão de notáveis, formada por personalidades do Estado, se reunirá com Cid Gomes para debater as reivindicações exigidas e buscar acelerar as negociações. Sobre o encontro, a categoria garante que espera uma resposta positiva por parte do Governo, fazendo com que o ato previsto, pelos grevistas, também para amanhã, seja em comemoração ao encaminhamento das reivindicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário