Um novo forum para Juazeiro do Norte

Desembargador Raimundo Nonato visita Juazeiro do Norte e defende a imediata edificação de um novo fórum


O desembargador juazeirense Raimundo Nonato Silva Santos, foi incumbido pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, para avaliar a situação do fórum Juvêncio Santana, em Juazeiro do Norte, procurar um local para um novo prédio e viabilizar no mais curto espaço de tempo à instalação da 3ª Vara Cível e acomodar melhor o Juizado Especial Cível e Criminal. Atualmente o município conta com três varas criminais e duas varas cíveis e deve ganhar mais uma nos próximos dias. O objetivo maior é tentar colocar mais um juiz em uma vara cível para dar maior celeridade aos milhares de processos que se avolumam na comarca de Juazeiro do Norte. O desembargador veio em companhia do Secretario de Administração José Almeida Santo Junior.

Após algumas reuniões com os juízes, advogados, prefeito e presidente da Câmara Municipal de Juazeiro, o desembargador Raimundo Nonato visitou vários locais onde poderia instalar o juizado especial, para que, no seu lugar, no atual fórum, fosse imediatamente instalada a 3ª vara cível. O desembargador reconheceu que as dependências do fórum juazeirense estão ultrapassadas e andou, junto com o prefeito Raimundo Macedo, analisando alguns locais onde deve ser construído um novo fórum. “Estamos vendo um terreno de dois hectares para que possamos construir um novo fórum que venha servir ao município por várias décadas”, afirmou o desembargador Raimundo Nonato.
 Confiante nos apoio recebido, inclusive de ceder a atual sede do fórum para prefeitura, que, em contra partida ajudaria a erguer o novo prédio da justiça, Raimundo Nonato afirmou que “de imediato estamos analisando alguns locais onde poderíamos colocar o juizado especial e de cara vejo a Faculdade Paraíso como a melhor opção”. Segundo o desembargador que visitou outros locais, na Faculdade Paraíso existe toda infraestrutura necessária, pessoal de apoio, além de convênios com a Defensoria Publica e a Procuradoria Geral do Estado. “Levando o juizado especial para lá, imediatamente juazeiro ganha mais uma vara cível para amenizar um pouco a situação das outras duas varas”, acredita Raimundo Nonato.
 Após sugerir a instalação do juizado especial na Faculdade Paraíso, o desembargador que conhece muito bem a problemática da justiça em Juazeiro, sugeriu ainda a criação de criar dois anexos vinculados ao juizado especial, um na Faculdade Leão Sampaio e outro na Universidade Regional do Cariri. “Reconheço que mesmo com a mudança do juizado especial e a instalação de mais uma vara cível, ainda teremos muitas dificuldade no andamento dos processos que são milhares”, afirmou desembargador, ressaltando que “é por esse motivo que vejo a necessidade urgente de um novo fórum com o dobro ou o triplo das varas hoje existentes aqui na terra do Padre Cícero”

Nenhum comentário:

Postar um comentário