Solenidade na AL marca os 50 anos da Fetraece



A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece) foi homenageada nesta quarta-feira (20/11), em sessão solene no Plenário 13 de Maio, pelos 50 anos de fundação. A iniciativa partiu do deputado Camilo Santana (PT). O presidente da Assembleia Legislativa, José Albuquerque (Pros), iniciou a solenidade ressaltando a satisfação de receber os membros da Fetraece na “Casa do Povo”.
Ele enalteceu a força da entidade, presente nos 184 municípios do Estado. “Parabenizamos a todos que fazem a Fetraece”. José Albuquerque ainda ratificou que a Casa está aberta para o diálogo com os trabalhadores rurais e com os integrantes da entidade.

Camilo Santana, ex-secretário das Cidades e do Desenvolvimento Agrário, também parabenizou a Fetraece “pelos 50 anos de luta, de construção de cidadania e vitórias”. O parlamentar citou, ainda, algumas conquistas da Federação, dentre elas, a aproximação entre o movimento sindical e o Executivo, a conquista da criação da secretaria do Desenvolvimento Agrário e do Programa Garantia Safra.

“Estamos passando hoje por uma grande seca e graças às ações dos governos federal e estadual conseguimos minimizar o sofrimento de homens e mulheres que estão no campo”, lembrou Camilo.

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, representando o governador Cid Gomes, ratificou que o setor que mais cresceu no País foi o movimento sindical rural e evidenciou o trabalho desenvolvido pela Fetraece no quesito reivindicatório, nas questões de gênero e também no sindicalismo de transformação.

O presidente da Fetraece, Moisés Braz Ricardo falou que a missão da Federação é a defesa da reforma agrária e dedicou a homenagem, em memória, ao vice-presidente, José Pereira, que faleceu no início deste ano. 

Também estavam presentes na solenidade os deputados Rachel Marques (PT), Vanderley Pedrosa (PTB), Paulo Facó (PTdoB), Professor Pinheiro (PT), Dedé Teixeira (PT), Antonio Carlos (PT); o prefeito de Araripe, representando também a Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), Germano Correia; o presidente estadual do PT, Diassis Diniz; a presidente da Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT-CE), Joana D'arc; além de lideranças sindicais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário