PT: quem manda é o Guimarães


De Assis é eleito presidente do PT
Francisco de Assis Diniz já pode comemorar a vitória do Processo de Eleição Interno (PED) estadual do PT. Apesar de, até o fechamento desta edição, não ter sido concluída a apuração, a ampla vantagem já dá a vitória ao candidato. O novo presidente do PT estadual tem alguns desafios iniciais: garantir o palanque da presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição na disputa do próximo ano e debater o arco de aliança no Estado do Ceará. Ele, por sua vez, precisará de habilidade para aparar as arestas internas.
Com 75% das urnas apuradas, De Assis já aparecia em primeiro lugar, com 14 mil votos, segundo balanço divulgado pela sigla. Em segundo lugar, o vereador Guilherme Sampaio tinha 3.554. Em seguida, José Maria Castro, com  1.383, Antônio Ibiapino, com 315 e Eudes Baima, com apenas 194 votos. Segundo alguns aliados, a mudança na direção estadual terá impactos diretos na formação do arco de aliança no Ceará. Isso porque alguns segmentos do partido defendem candidatura própria ao Governo do Estado. De Assis, porém, defende a manutenção do arco de aliança com uma vaga na chapa majoritária para o PT.
O nome de De Assis concentrou o apoio dos principais grupos políticos comandados pelo deputado federal José Guimarães (PT) e também dos deputados Ilário Marques e José Airton Cirilo. A candidatura se opõe à atual direção estadual, sob o comando da ex-prefeita Luizianne Lins, que apoiou o vereador Guilherme Sampaio.
De Assis Diniz realizará hoje, a partir das 9 horas, na sede do PT estadual, coletiva de imprensa, onde comentará o resultado final das eleições internas e suas primeiras ações à frente do partido.
Na disputa municipal, Elmano de Freitas foi eleito presidente do PT Fortaleza. Com 100% das urnas apuradas, o petista obteve 60,84%, surpreendendo os adversários que esperam que a disputa fosse levada para segundo turno. O resultado, além de uma vitória para o grupo ligado a ex-prefeita Luizianne Lins, é um passo importante para o fortalecimento da petista no cenário local. No Facebook, Luzianne comemorou a vitória, escrevendo: “Valeu PT! Como dizia nosso querido Che: “hasta la vitória, siempre”!”. E outra: disse que “luta continua”. Ela agradeceu, ainda, aos militantes pela conquista. O vereador Acrísio Sena ficou em segundo lugar (com 19,13%), seguido dos candidatos David Barros (18,74%) e Zezé Moraes (1,29%). Ao todo, 4100 filiados do Partido dos Trabalhadores participaram do PED em Fortaleza. A posse do novo diretório acontece no dia 10 de dezembro.
CONSELHO
Para o deputado federal José Guimarães, a eleição de De Assis encerra um capítulo do PT, em referência à gestão da ex-prefeita Luizianne Lins, a quem aconselhou “aceitar a vitória do adversário e ficar em paz”. “Terminou a contenda e o que importa agora é que derrotados e vitoriosos se unam em torno da reeleição da presidente Dilma com toda disposição de dar a ela mais um mandato de quatro anos”, disse o parlamentar, assegurando que, a partir de agora, o partido deve se unir para se preparar para defender à reeleição da presidente Dilma Rousseff. Disse, ainda, que a orientação da cúpula nacional é manter o arco de aliança no Ceará.
NADA MUDOU
Analisando as escolhas, o cientista político Francisco Moreira, da Universidade de Fortaleza (Unifor), avalia que nada mudou, apenas os personagens. “São os mesmo que representam determinados setores que controlam o partido. Não vejo novidade”, ressaltou Moreira, acrescentando que espera que eles apresentem propostas novas e, por isso, observa que as questões internas sejam os empecilhos para resolver as questões locais, com os arranjos para as eleições do ano que vem. O cientista político afirmou, ainda, que na conjuntura delineada, alguns aliados, como o PMDB, podem ficar isolados, uma vez que o grupo tem uma grande tendência de seguir o governador Cid Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário