Prefeitura garante gratuidade para crianças nos coletivos



Projeto da PMF irá garantir a gratuidade com a utilização da carteira de estudante ou Cartão da Gratuidade Infantil. A medida irá evitar o constrangimento de passar por baixo da catraca.

A Prefeitura de Fortaleza, por meio do Gabinete da Primeira Dama, da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (ETUFOR) e da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos (SCDH), irá garantir mais dignidade às crianças com idade entre dois e sete anos durante a utilização dos veículos do sistema público de transporte coletivo. A partir do dia 25 de novembro será iniciada a operacionalização das regras que regulamentam a gratuidade para crianças nos coletivos.

Segundo a Primeira-Dama, Carol Bezerra, as crianças de Fortaleza, contempladas na ação, terão assegurado o Direito à Cidadania de ir e vir no transporte coletivo. “As crianças merecem utilizar o transporte com dignidade. Elas terão o mesmo direito de um adulto na utilização da catraca, reafirmando o nosso compromisso de Fortaleza, amiga da criança”.

O benefício será concedido para crianças com até 7 anos e/ou com altura igual ou inferior a 1,10m. No primeiro momento do projeto será necessário realizar um cadastramento biométrico para garantir a segurança na utilização do benefício. O cadastro poderá ser realizado nas unidades do Bilhete Único existentes em diversos pontos da cidade mediante acompanhamento de pai ou mãe ou responsável legal.

Para as crianças regularmente matriculadas, as gratuidades serão instrumentalizadas através da Carteira Estudantil. Hoje este documento vem habilitado com a função de meia passagem. Os estudantes que fizerem jus à gratuidade deverão procurar um dos postos de atendimento para habilitar o cartão na função que garante o passe livre na catraca. Para as crianças que estão fora da escola, o benefício será concedido através de um cartão de gratuidade que deverá ser solicitado nos mesmo postos de atendimento. Já as crianças maiores de sete anos, mas com altura até 1,10m, deverão comparecer à sede da Etufor, para realizarem a biometria facial e de altura.

De acordo com o censo do IBGE de 2010, Fortaleza tem cerca de 238 mil crianças na faixa etária que será beneficiada com a ação. “Esse será mais um compromisso assumido e executado pelo Prefeito Roberto Cláudio que irá beneficiar os usuários do transporte coletivo. Estamos trabalhando para tornar o sistema de transporte urbano cada vez mais satisfatório para a população de todas as idades”, acrescenta Rogério Pinheiro, presidente da Etufor. O mesmo pensamento é compartilhado pelo secretario Karlo Kardozo, da SCDH: "Esta iniciativa de atendimento humanizado no transporte público é uma resposta a um anseio antigo da população de Fortaleza e cabe a nós enquanto poder público fazer valer este direito", conclui.

Postos de cadastro
Nos sete terminais de integração, nas praças Coração de Jesus e José de Alencar e na sede da Etufor ou do Sindiônibus.

Documentação necessária
RG do responsável
CPF ou documento atualizado com foto (do responsável)
Comprovante de residência atualizado, com CEP
Certidão de nascimento do beneficiário

Validade
Para estudantes – até a validade da Carteira Estudantil
Para não estudantes – validade impressa no cartão

Mais informações
O benefício será concedido para crianças até a data em que completar 7 anos.
Quem optar por não fazer o cadastramento na Gratuidade Infantil permanecerá com o acesso gratuito ao Sistema de Transporte Coletivo assegurado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário