Os
locais onde serão construídas as outras 29 escolas em tempo integral, que
contam com recursos do Ministério da Educação (MEC), também serão apresentados
na solenidade. Além disso, um termo de cooperação técnica para implantação
dessas escolas na Capital será assinado entre a Prefeitura e o Instituto de
Corresponsabilidade Social pela Educação (ICE) e o Instituto Natura.
O ICE, em parceria com o Instituto
Natura, será responsável pelo assessoramento pedagógico durante a implantação
das escolas de tempo integral de Fortaleza. A instituição, que trabalha pela
promoção da melhoria da qualidade da educação pública brasileira, tem
experiência de mais de uma década nessa área e foi responsável pela implantação
das escolas profissionalizantes do Estado do Ceará.
As escolas
Em
2014, serão implantadas seis escolas de tempo integral em Fortaleza, uma em
cada Distrito de Educação da cidade. Essas unidades irão atender cerca de 2.880
alunos do 6º ao 9º ano. As seis escolas que funcionarão no próximo ano já
existem e estão sendo adaptadas. As unidades são: escolas Aldemir Martins,
Antonieta Cals, Maria do Socorro Alves Carneiro, Filgueiras Lima, Dom Antonio
Almeida Lustosa e José Carvalho. Como essas escolas atenderão em tempo integral
os alunos de 6º ao 9º, estudantes de outras faixas etárias serão transferidos
para escolas vizinhas, bem próximas às antigas unidades.
Em 2015, 29 novas escolas
funcionarão em tempo integral em prédios que serão construídos a partir do
próximo ano. O valor total da construção dos novos equipamentos será de R$ 281
milhões, sendo 80% provenientes do Governo Federal, 10% do Estado e 10% da
Prefeitura de Fortaleza.
A assessora institucional da SME,
Márcia Campos, explica que, no período em que os alunos estiverem na escola,
serão trabalhados temas importantes como protagonismo juvenil e projeto de
vida. “As escolas de tempo integral serão importantes porque, além de aumentar
o tempo de escolaridade dos alunos, elas vão proporcionar maiores perspectivas
de desenvolvimento e inserção social, principalmente, para alunos em situação
de vulnerabilidade social”, ressalta ela.
De acordo com Campos, as primeiras
seis escolas foram escolhidas justamente nas regiões de maior vulnerabilidade
social nos seis Distritos Educacionais. “E a opção de iniciarmos a política de
escolas em tempo integral com alunos de 6º ao 9º ano é devido a esses alunos já
estarem entrando na adolescência e ficando mais suscetíveis a serem atraídos
pelas drogas e outros problemas sociais. Com o tempo integral, a gente evita, e
muito, que isso ocorra”, destaca.
O diretor-presidente do Instituto
Natura, Pedro Villares, enfatiza a importância da parceria com a Secretaria
Municipal da Educação (SME). “Já desenvolvemos projetos de apoio à gestão
pública da educação e inovações em tecnologias educacionais para o benefício da
região. Agora, vamos selar mais um compromisso de parceria, contribuindo para o
ensino integral na rede pública do município, proporcionando um modelo
pedagógico mais amplo e alinhado à realidade das nossas crianças e
adolescentes”.
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