PP+PROS: Comandos nacionais seguem posturas cearenses


PP e PROS unem-se para formar 3a maior bancada em Brasília
A Câmara dos Deputados tem um novo bloco parlamentar, formado pelo PP e pelo Pros, legenda recém-criada. A criação do bloco foi formalizada ontem, em cerimônia que contou com a participação de líderes de outras agremiações na Casa e do presidente Henrique Eduardo Alves. Juntos, o bloco conta com 57 deputados em exercício. Com a união das bancadas dos dois partidos, o novo bloco torna-se a terceira maior força política da Câmara, atrás do PT (88 deputados) e do PMDB (76).
O líder do PP, que também assumiu a liderança do bloco, deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), admite que a união PP-PROS reforça a base de apoio ao governo nas eleições de 2014. O líder do Pros, deputado Givaldo Carimbão (AL), ocupará a 1a vice-liderança. Segundo Carimbão, os dois partidos fecharam acordo para atuar em conjunto em dois temas: redução da carga tributária e das tarifas telefônicas.
“QUARENTENA”
O governador do Ceará, Cid Gomes, também estava presente ao evento.  Um dos nomes mais fortes dentro do partido para assumir um ministério, caso a presidente Dilma seja reeleita, o governador desconversou sobre as intenções do PROS em um cargo no primeiro escalão. Segundo reafirmou, “continuarei no governo do Ceará até o fim de 2014” .
Disse, ainda, que instituiu uma espécie de “quarentena” de cargos públicos. “Eu estou numa quarentena de participação em governo, para que não se confunda a nossa decisão de sair do PSB e permanecer na base de apoio da presidente Dilma como uma decisão de apelo fisiológico, de apego a cargo. Lá na frente se houver algum convite, o partido decide”.
Cid Gomes afirmou, ainda, que pretende ficar fora do cenário político depois de passar a faixa de governador em 2015. Ele revelou que sua vontade é passar “um período sabático fora do País” e por isso se ofereceu para compor a equipe do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). “Eu estou me oferecendo ao banco. Isso depende deles me convidarem. Ou o Brasil pode me indicar. Vamos ver o que vai acontecer”. A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, também participou da cerimônia. A presença indica a relação entre o novo bloco e o Planalto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário