Parados no pau do guarda


Madeira ilegal é apreendida em Sobral
Mais uma apreensão importante realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta semana nas estradas do Ceará. Na segunda-feira, 18, no município de Sobral, acerca de 220 quilômetros de Fortaleza, os agentes da PMF apreenderam uma carga de 97,40 metros cúbicos de madeira ilegal.
O material estava sendo transportado em quatro caminhões quando, na altura do quilômetro 222 da BR-222, os homens da PRF abordaram os veículos e descobriam a irregularidade.  Ainda segundo a Polícia, os veículos foram abordados em horários diferentes, sendo os dois primeiros por volta das 9 horas, um por volta das 16h e o último, às 20h. Os caminhões também tinham destinos diferentes e seguiam para os municípios de Mossoró, Tibau e Parnamirim, no Rio Grande do Norte, além de Fortaleza.
Irregularidades
Ao todo, os veículos foram autuados por excesso de peso – mais de 22 toneladas a mais do que poderiam e, também, segundo a PRF, a quantidade de madeira declarada nas Guias Florestais para Transporte de Produtos Florestais Diversos – documento obrigatório cuja função é acompanhar os produtos florestais durante o seu transporte entre o vendedor e o comprador – era inferior à quantidade apurada nas medições efetuadas nas pesagens. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, as madeiras apreendidas são de espécies variadas, como Maçaranduba, Timborana, Cupiúba, Ingá, Louro e Ipê. A semelhança entre elas é que são todas espécies nativas da floresta amazônica e procedentes de desmatamento ilegal. O material foi todo apreendido e encaminhado, assim como os motoristas, ao escritório do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Sobral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário