O assunto de Nelson na reunião da bancada do Ceará em Brasilia


 
Governo do Ceará quer contratar empresas privadas para perfurar poços profundos
Para conviver com a seca que castiga do Ceará, os municípios no interior precisam da perfuração emergencial de, no mínimo, 1500 poços profundos. A estimativa é do secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, que viajou à Brasília para tentar negociar a realização de processos licitatórios, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social, para contratação de empresas privadas que trabalharem na perfuração desses poços.
O secretário admite que o interior cearense precisa urgentemente da construção de mais poços profundos para minorar a questão da falta de água em vários municípios, devido a estiagem de dois anos seguidos.
De acordo com Nelson Martins, a Sohidra (Superintendência de Obras Hidráulicas) possui apenas sete perfuratrizes, o que não tem sido suficiente para atender a demanda do Estado. O secretário afirma que o governo tentou adquirir um número maior de equipamentos, mas as máquinas estão em falta no mercado. A saída, diz Martins, é fazer licitação com empresas privadas para que os poços sejam construídos.
Nelson Martins lembra que a Defesa Civil do Estado está recuperando 1800 poços e que outras 395 unidades estão sendo perfuradas pela Pasta.
Cisternas e orçamento
Ainda em contato com o Ministério do Desenvolvimento Social, Nelson Martins vai tratar da construção de cisterna de placa e da na nova lei que facilita esse tipo de obra. O secretário também participa de reunião com a bancada federal cearense para apresentar as demandas do Ceará , relacionadas com a seca, que podem ser incluídas nas emendas do orçamento de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário