Neto Nunes consegue o Canal de Grvidade para o Perímetro Irrigado do Icó.

*Um sonho de três décadas vai se tornar realidade. (Por Neto Nunes\Deputado Estadual).

Meus conterrâneos de Icó,
O Canal de Gravidade do perímetro Icó–Lima Campos vai virar realidade, ou seja, a obra será construída com recursos federais e deve custar em torno de 16 milhões. E o dinheiro já está garantido. Coloco as coisas assim às claras para que todos entendam que não é promessa. Agora é pra valer. A construção desse canal com nove quilômetros de extensão é uma necessidade e fruto de uma luta de mais de trinta anos. Desde que o perímetro foi construído e inaugurado ficou faltando um canal de gravidade cuja função é levar água para toda a sua extensão, beneficiando os produtores e irrigantes. Muitos fatores explicam, mas não justificam o tempo que passou sem que essa obra tenha sido feita. 

Nesses trinta anos a maior parte do perímetro irrigado só teria água através do bombeamento, questão que o tempo se encarregou de provar que era economicamente inviável. Agora graças a muito esforço e articulação política o governo da Presidente Dilma Rousseff vai executar o projeto. 

Estive em Brasília por diversas vezes tratando deste assunto. Incontáveis foram os pronunciamentos e audiências públicas que comandei na Assembléia Legislativa cobrando uma solução para o problema. Sem falar nas justas reclamações que sempre recebemos dos produtores que sonhavam utilizar nosso perímetro irrigado em sua plenitude. No dia 05 de Novembro um novo capítulo dessa história aconteceu. Fui recebido pelo Ministro da Integração Nacional, o cearense Francisco Teixeira, em seu gabinete em Brasília. Dele recebemos a boa notícia de que o Canal de Gravidade vai sair do papel. O edital está publicado e o processo que se segue é o da licitação. Depois a obra começará e a partir daí a construtora terá um ano para concluí-la. 

Quando esse dia chegar a festa será muito maior. Seremos testemunhas da realização de um sonho e da oportunidade de explorar as potencialidades do Perímetro Irrigado Icó –Lima Campos com água garantida para todos, gerando produção, emprego e renda para os que mais precisam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário