Milhares de fiéis participaram da missa do Padre Cícero

Roberto Bulhões     Foto: Carlos Bezerra


A missa do Padre Cícero que acontece todo dia 20 de cada mês, sempre às 06:00h, em frente a Capela do Socorro, na cidade de Juazeiro do Norte, Ceará, reuniu na manhã de hoje milhares de fiéis de todas as partes do Brasil. Entra ano e sai ano e, em cada celebração, o público é surpreendente. O ato litúrgico foi presidido pelo Padre Joaquim Claudio auxiliado por uma dezena de padres, debaixo de um sol causticante. O evento marca a passagem para a eternidade do Padre Cícero Romão Batista que faleceu no dia 20 de julho de 1934. Desde sua morte, sempre no dia 20 de cada mês, uma celebração é feita na praça do Socorro, em frente a capela de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, onde Padre Cícero está sepultado.

Que chova ou faça sol, a tradição se mantém e o evento já faz parte do calendário turístico do município. A missa recebeu muitos romeiros oriundos de várias partes do país, que, vestidos de preto, reverenciam o padre cearense que eles consideram santo. Caravanas são formadas nas cidades nordestinas todos os meses para vir a juazeiro no dia da missa. Uma dessas caravanas de Verdejante, Pernambuco, trouxe 350 romeiros em cinco ônibus e vários carros pequenos para rezar na missa do “Padim Ciço”. O organizador da caravana pernambucana, José Roberto, disse que no próximo mês ele voltará a Juazeiro com 10 ônibus e cerca de 500 romeiros.

A missa do Padre Cicero foi transmitida ao vivo para todo Brasil e o mundo via TV e internet, através de um pool de emissoras do Ceará e do Sudeste do País. A TV Século 21 e TV Aparecida, ambas sediadas em São Paulo e captadas em antenas parabólicas e TVs por assinatura, se soma com a TV Ceará de Fortaleza e a TV Verde Vale, sediada em Juazeiro do Norte todo dia 20. A tvpadrecicro.com.br fez a transmissão via internet, juntamente com cerca e 20 emissoras de rádio no Cariri e em várias parte do Nordeste. "Juazeiro do Norte e o Padre Cícero estão sempre na mídia nacional e a cada transmissão ao vivo, a repercussão é bem maior que muita gente acredita", explica o Padre Joaquim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário