Memórias de um aviador retirado

Genaro,velho companheiro de jornadas aéreas, está há alguns meses na Russia, lambendo as crias, um casal de filhos estudantes e profissionais do esporte. Quando escria muito ele pensa e quando pensa começa a por no papel algumas lembranças. Esta aí é o começo de uma delas.

Minha historia com gringa!‏
Genário Lins (genarioguia@hotmail.com)
Era fevereiro de 1987 e eu voava na Uirapuru Taxi Aero do nosso amigo Dilson "Cegonha" quando fui designado a fazer um voo com a fotografa americana chamada Stefhanie Maze que fazia trabalhos para National Geografic.

A missao era voar ate Acarau e de la produzir um outro voo que seria fotografar a linda Jericoacoara. Naquele momento, eu era o unico piloto que voava o Cessna 182 e foi o aviao usado para o voo pelo fato de ser asa alta, ideal para fotos. Naquele inicio de tarde fui ate ao hotel Esplanada-Beira Mar numa terca feira 19/02/87 recepcionar a senhora fotografa. Era uma linda loira, alta, olhos vivos, bem azuis e cheia de graca. Ao mesmo tempo, a primeira vista, estava zangada pelo fato de ter sido incomodada na noite anterior com barulho de uma famosa banda de pre-carnaval da epoca. Bem, apresentacoes cordiais e rumamos em direcao ao Alto da Balanca.

A famosa fotografa acreditava que eu era apenas o motorista e ficou surpresa quando soube por intermedio do Dilson que eu era o piloto que a levaria para aquele voo e chegou a fazer carinha e beicinho de surpresa. Decolamos e ela ja me pergunta, qual seria a altitude minima para voar ate Acarau? Baixei ate onde podia ser suguro(500pes) e ela concordou e gostou. Chegamos a Acarau em 1 hora de voo. Quando desembarcamos, ja havia uma toyota 4 x4 com motorista pronto, cedido pelo Joao Jaime para nos levar ate Jericoacoara.

Antes, preparei o aviao para o novo voo. Retirar a porta do passageiro lado direito eh rapido e facil. Foi quando a chamei para embarcar e ela me esnobou e me diz que nao usaria cinto de seguranca pois tinha habito de voar assim em todo mundo. O sangue do cearense subiu e a disse: Senhora, aqui eh Ceara, o comandante sou eu e eu vou lhe amarrar como nunca foi amarrada em um aviao. Assim fiz e ela so me olhando com cara de odio. Depois de tudo pronto, ainda falei- Dai a senhora nao cai, faca o que queira. Vi outro beicinho e certo desdem.

 Decolei e rumei a Jeri. Foram 02:30 de um voo cansativo a baixa altura, baixa velocidade, angulos, boa luz, enfim, tudo que um voo de fotografia exige. Quero acrescentar que sempre fui o escalado para voos de fotos, sempre tive essa facilidade. A essa altura, so ouvia dela no aviao durante o voo, "beatifull, wonderfull, unbelievable e por ai.. Muitas fotos foram tomadas de todos os angulos. Ela usava 3 maquinas distintas. Dai, comecou escurer e propos retornar a Acarau.

Pousamos outra vez em Acarau e partimos para Jericoacoara na dita Toyota. Nao estava na pauta minha ida a Jeri, mas depois do cinto de seguranca e do voo eu ja era o dono do pedaco. Para surpresa minha, vejo e sinto que o motorista nao gostou da ideia de ir junto, mas ela foi enfatica e disse: "O comandante vai com a gente" Stefhanie fala muito bem Portugues. Esse motorista tentou aprontar de tudo para chamar atencao da gringa, falava feito "cachorro de canoa" e muitas mentiras tipicas de "beradeiro" de praia.

Chegamos a Jijoca ja era noite alta, la pelas 9 ainda nao tinha luz eletrica na cidade. Ali paramos num bar e tomamos umas geladas a base de gelo no isopor. Seguimos pelas dunas, era noite de lua e o motorista me inventa de furar o pneu. Onde ja se viu furar pneu na areia? sou macaco velho em dunas e sei que aquilo foi so armacao para retardar nossa chegada a Jeri e mostrar que era o ninja das areias.

Pompeu, vamos devagar. Ficamos aqui e logo continuo a historia que eh longa e com desfecho surpreendente.
Abracos

ps. Desculpa acentuacao. Meu teclado eh russo e ainda nao foi formatado.


Comandante Genario Peixoto Lins Junior
Codigo ANAC 528752
Comercial Pilot 8420


 
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário