Hoje é o Dia de Todos os Santos


Quadrilha que fraudava aposentadorias é desmontada pela PF
A Polícia Federal com o apoio do Ministério da Previdência Social e Ministério Público Federal deflagrou ontem (31/10) a OPERAÇÃO BLOKK, com objetivo de desarticular organização criminosa especializada em fraudar processos de concessão de benefícios da Previdência Social.
Cinquenta e cinco policiais federais e dezessete técnicos da Seguridade Social cumpriram quinze mandados de busca e apreensão e três de prisão, expedidos pela 15ª Vara da Justiça Federal de Limoeiro do Norte/CE, na sede da Agência da Previdência Social de Russas/CE, nos Sindicatos de Trabalhadores Rurais dos municípios de Jaguaribara/CE, Tabuleiro do Norte/CE e Quixeré/CE, bem como nas residências dos investigados.
As investigações revelaram um esquema criminoso voltado para a obtenção fraudulenta de benefícios de aposentadoria por tempo de contribuição a trabalhadores urbanos e aposentadorias por idade a supostos trabalhadores rurais e/ou seus dependentes.
A fraude acontecia com a inserção de vínculos trabalhistas fictícios no cadastro nacional de informações sociais da Previdência Social, por parte de servidores da Agência da Previdência Social de Russas/CE, bem como pela instrução de requerimentos de benefícios rurais com declarações de atividades rurais ideologicamente falsas, fornecidas pelos Sindicatos de Trabalhadores Rurais dos municípios supramencionados.
Dentre as três pessoas presas encontra-se um servidor da previdência social da APS de Russas/CE, que, segundo as investigações da Polícia Federal, facilitava as fraudes, mediante recebimento de propina. Todos foram recambiados para a sede da Polícia Federal em Fortaleza/CE, onde serão interrogados e permanecerão à disposição da Justiça Federal.
Foram apreendidos documentos e computadores que serão analisados pela Polícia Federal e Previdência Social com vistas a identificar todos os demais envolvidos o esquema fraudulento, inclusive outros servidores previdenciários, intermediários e os próprios beneficiários.
A Polícia Federal e a Previdência Social ainda calculam o prejuízo causado ao INSS.
Será concedida entrevista coletiva hoje, 31/10, às 11h30 na Superintendência Regional da Polícia Federal em Fortaleza/CE, localizada na Av. Borges de Melo, 820, Bairro de Fátima.
*Atualizada as 13:50
DA REDAÇÃO DO ESTADO ONLINE
online@oestadoce.com.br
(AG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário