Fortaleza recebe Fórum de Jovens Lideranças Empresárias



 

Com a proposta de qualificar jovens empresários na gestão profissional de suas empresas, a Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza (AJE Fortaleza) vai realizar, nos dias 26 e 27 de novembro de 2013, a segunda edição do Fórum de Jovens Lideranças Empresariais.

Com o tema “Empresa Familiar, Profissionalização, desafios e soluções”, o evento vai reunir especialistas nacionais na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), para discussão de temas como profissionalização da gestão, protocolo de família, implementação da governança coorporativa e empreendedorismo familiar.

O evento contará com uma programação variada de atividades, entre palestras, painéis e apresentação de cases, serão abordados temas como: governança corporativa societária: os desafios da implantação do Acordo de Acionistas; o papel do líder estrategista na condução da empresa familiar; experiências cearenses de sucessão e governança; as intervenções nas empresas familiares: desafios e soluções.

Atualmente, as empresas familiares brasileiras representam 98% dos negócios. O que representa 50% do PIB nacional. Além disso, dos 300 maiores grupos empresarias brasileiros, 265 são familiares.

Diante de números tão expressivos fica evidente a relevância deste tipo de organização para o cenário econômico local. No entanto, o índice de mortalidade dessas empresas é preocupante: de cada 100 empresas familiares no Brasil, 30 sobrevivem à segunda geração, e apenas cinco chegam à terceira geração. Tal fato evidencia a necessidade da contínua profissionalização e desenvolvimento desta modalidade de organização para, assim, objetivar a perpetuação do negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário