Ex-candidato a Poste quer separação que a maioria no PT nem sonha


PED determinará rumos do PT em 2014
O Processo de Eleição Direta (PED) do PT, marcado para 10 de novembro, além de definir os novos diretórios do partido, também determinará os rumos da legenda em 2014. No Ceará, um dos pontos mais divergentes entre os petistas é a continuação da aliança com o grupo político do governador Cid Gomes. Elmano de Freitas, candidato a presidência do PT na capital, promete, no caso de ganhar a eleição, reforçar o movimento para discutir a candidatura própria do partido ao Governo do Estado, nas eleições de 2014.
Elmano acrescenta que essa é a sua disposição, observando, ainda, que o sentimento é compartilhado dentro do partido. “Ninguém que eu conversei na base do meu partido admite, depois do processo que o PT viveu em Fortaleza, continuar ao lado dos Ferreira Gomes”, confessa. Segundo ele, a base do PT, especialmente na capital, pede que o partido dispute, com candidatura própria, o Governo do Estado.
Na avaliação do petista, o partido tem que preservar sua autoestima, pois na eleição passada os Ferreira Gomes traíram a aliança colocando candidato próprio a Prefeitura de Fortaleza. Na defesa pela chapa majoritária em 2014, Elmano aponta os nomes de Luizianne Lins e de José Pimentel para a chefia do Palácio da Abolição.
Por outro lado, o vice-presidente estadual do PT, Joaquim Cartaxo, sinaliza que, embora seja prematura uma decisão no momento, pois só depois do PED é que haverá a consolidação ou não a aliança com governador Cid Gomes, a tendência dentro do partido é continuar na coligação que dá sustentação a base governista. “O PT, na sua grande maioria, está apoiando o governo Cid Gomes e pensando em aceitar o candidato que o governador apontar para a chefia do Palácio da Abolição”, garante.
PED
Sobre o Processo de Eleição Direta, Cartaxo arrisca que o novo presidente estadual do PT será Diassis Diniz, justificando que a capital e o interior estão do lado dele. “Estamos confiantes que vamos eleger para presidente estadual do partido o companheiro Diassis, porque tudo está convergindo positivo para o lado dele e a tendência é continuar assim até o dia da eleição”, reforça.
Ele prevê, ainda, que Diassis vai ser eleito logo no primeiro turno com maioria indiscutível. Contudo, para a escolha do novo presidente do PT em Fortaleza, Cartaxo acredita que haverá segundo turno. “Estamos trabalhando a candidatura de David Barros para a presidência do PT na capital, uma pessoa jovem, que representa a juventude do partido e que terá muita força nas eleições vindouras”, argumenta Cartaxo. E completa: “Nós vamos ganhar a eleição para a presidência do PT tanto em Fortaleza como no Ceará, porque os nossos candidatos, respectivamente David Barros e Diassis Diniz, são fortes, com excelentes ideias de progresso que convencerão a maioria dos petistas que vão votar no PED”.
Por sua vez, Elmano de Freitas garante que a sua candidatura a presidência do PT na capital está crescendo cada vez mais. “A nossa candidatura à presidência do PT em Fortaleza está indo bem. Estamos visitando os bairros, conversando com os nossos filiados e pensando nos maiores desafios do PT, sendo um deles reeleger a companheira Dilma”, assegura.
PALANQUES PARA DILMA
O PT e os partidos governistas estão preparados para reeleger a presidente Dilma Rousseff no primeiro ou no segundo turno. A previsão é do deputado federal José Nobre Guimarães, líder do PT na Câmara Federal, acrescentando que isso não será feito a revelia daquilo que quer a sociedade brasileira. “A presidente Dilma está recuperando apoio e isso será a continuação dela no cargo”, explica.
O parlamentar promete que depois do PED vai iniciar a construção dos palanques estaduais para trabalhar a reeleição de Dilma Rousseff. “Eu acredito que vamos ter boas condições, com humildade e tranquilidade, de vencer todas as disputas do PT tanto a nível estadual como nacional, porque estamos fazendo o que é possível”, prevê Guimarães.
Com relação ao Ceará, o deputado garante que é possível continuarem juntos PROS, PT, PMDB e PCdoB, desde que cada partido exponha os seus projetos para 2014 para que possa haver entendimento. (Com informações de Tarcísio Colares).

Nenhum comentário:

Postar um comentário