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Cartas de Seattle: Como abrir sua loja de maconha

Melissa de Andrade
Como você já leu aqui, Washington está entre os primeiros estados americanos a aprovar a venda legal de maconha. Se você acha que esta é uma oportunidade de ouro e já começou a planejar se mudar para Seattle para participar da implantação pioneira do segmento de varejo de maconha legalizada nos Estados Unidos, saiba que será como abrir uma loja numa era sem tecnologia. A não ser pelo fato de que você precisará manter câmeras captando imagens de todas as partes da sua loja com qualidade suficiente para identificar qualquer pessoa que apareça na filmagem.
Você não poderá oferecer facilidades como várias opções de pagamento nem outros produtos que tornem sua loja mais atrativa do que já é. Você não poderá fazer promoções que coloquem seus competidores em desvantagem nem vender abaixo do custo para se livrar do estoque.
Ainda interessado? Veja o que mais você precisa saber para abrir sua loja de maconha em Seattle:
- Mude-se para Washington imediatamente. Somente residentes do estado por pelo menos três meses podem se candidatar a uma licença para abrir uma loja de maconha.
- Use esse tempo para alugar/comprar o ponto da loja, desenvolver o plano de negócio e planejar o design da loja. Tudo isso tem que estar definido quando você tentar obter uma licença.


- Por sinal, as licenças serão sorteadas numa espécie de loteria. O significa que você precisará de sorte, além de dinheiro.
- Se conseguir a licença, você só poderá vender seu produto para clientes acima de 21 anos – e você deverá checar a idade deles antes de cada venda.
- Nada de cartões de crédito – vendas só em dinheiro vivo.
- Nada de venda pela internet nem entrega em domicílio.
- Não será possível vender nada que não seja a própria maconha para consumo ou produtos relacionados ao consumo de maconha. Nada de itens como utilitários, tenham eles maconha ou não.
- E sua loja deverá ficar a pelo menos 300 metros de distância de escolas e creches.
- Seu sistema de segurança incluirá crachá para todos os funcionários e um sistema de alarme.
- Anúncios do seu negócio não poderão relacionar maconha a efeitos curativos nem terapêuticos.
- Você e todos os seus investidores precisam ter pelo menos 21 anos.
- Você precisará ser capaz de manter um registro do produto que vende, desde a semente até a plantação e o processamento.
- Será proibido vender o produto por menos do que você comprou. Promoção de fim de ano? Só se for acima do preço de custo.
Seattle vai ter 21 (novas) lojas de maconha – serão 334 no estado. E nem pense em tentar ser um grandão do varejo especializado. Ninguém pode ter mais do que 30% do mercado de uma localidade.
Mesmo com tantas restrições, a corrida já começou. É bom se apressar, que você já está atrasado.

Melissa de Andrade é jornalista com mestrado em Negócios Digitais no Reino Unido. Ama teatro, gérberas cor de laranja e seus três gatinhos. Atua como estrategista de Conteúdo e de Mídias Sociais em Seattle, de onde mantém o blog Preview e, às sextas, escreve para o Blog do Noblat.

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