Deu saudade e Cid foi bater na Assembleia


Em visita à AL, Cid fala sobre Dilma e esquema de empreiteiras
O governador Cid Gomes (Pros) apareceu de surpresa na manhã de ontem, na Assembleia Legislativa, onde participou da abertura do Encontro sobre Tendências Tecnológicas em Plataformas Vegetais da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), que está instalando uma unidade no Estado do Ceará. Cid Gomes foi recebido por representantes da empresa e alguns deputados estaduais, que chegavam para mais uma sessão plenária.

Em discursos, Cid Gomes disse que o Ceará vive uma nova fase de desenvolvimento, citando as obras da Companhia Siderúrgica do Pecém e a Refinaria Premium II, que, segundo lembrou, tem seu processo licitatório previsto para abril de 2014. Ele também ressaltou a parceria com o Governo federal na implantação do Polo Farmacêutico da Fiocruz no município de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), que terá como componente na produção e desenvolvimento de vacinas, a plataforma vegetal.
PEDIDO ESPECIAL
Abordado pela imprensa, o governador falou da expectativa em torno da visita da presidente Dilma Rousseff ao Ceará e revelou que, há quinze dias, ele e o prefeito Roberto Cláudio (Pros) estiveram em Brasília, onde apresentaram um “pedido especial” ao governo federal: um pacote de investimentos para mobilidade urbana.
O governador evitou dar detalhes sobre os anúncios a serem feitos pela petista. “Não posso cometer a inconfidência de anunciar antes, mas posso dizer que são ações muito importantes para Fortaleza. (...) Serão melhorias importantes para o transporte coletivo, principalmente metroviário”, disse.

MINISTÉRIO
Quanto a ter “carta branca” para indicar um ministério no governo Dilma, no início do próximo ano – período que deve ser marcado pela dança das cadeiras na Esplanada em razão da desincompatibilização dos ministros que irão disputar as eleições em outubro do próximo ano -, Cid Gomes negou qualquer ambição.
“Nunca tive apetite por isso. Se tivesse um ministro daqui, ele terá mais atenção com as coisas daqui (Ceará). Mas, não preciso só de um. Preciso de 20. E ninguém vai me dar uma carta para indicar 20 ministérios. Portanto, prefiro ter uma boa relação com todos e, assim, construir boas parcerias. Sinceramente, não tenho nenhum apetite e ambição em indicar cargo nenhum no Governo Dilma”, argumentou.

DEFESA
Cid também aproveitou para sair em defesa do governo federal, ao ser questionado sobre as críticas de alguns deputados estaduais sobre as ações para amenizar os efeitos da seca no Ceará. “Tenho participado de todos os momentos no que diz respeito a recursos para amenizar os efeitos da seca. Claro que tudo que se fizer será pouco, mas tudo que foi definido como responsabilidade do governo federal, existe um nível de execução perto do desejável”, disse.

Cid diz estar à disposição
para esclarecimento

Caso seja convocado a dar explicações sobre suposto esquema de empreiteiras e projetistas para superfaturar obras públicas, o governador Cid Gomes (Pros) afirmou, ontem, que “na hora que me chamarem, direi o que sei” a qualquer órgão. A irregularidade foi revelada pelo próprio governador, durante entrevista à revista Veja.
Deputada Eliane Novais (PSB) solicitou abertura de um processo de investigação, sobre a denúncia, ao Ministério Público Estadual (MPE). Cid Gomes disse ainda que a imprensa nacional tem apresentado um conluio, que existiu durante anos em São Paulo para superestimar preços para construção de linhas do metrô.
Segundo declarou, as empresas de grande porte tentaram sabotar a licitação do Cinturão das Águas, justificando que os preços estavam baixos. “Isso já aconteceu muitas vezes e acontecerá muitas mais. Não podemos nos render a isso. Precisamos resistir e é o que estou fazendo”, disse.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário