Comitê discute droga em Várzea Alegre

O Ministério Público do Estado do Ceará realiza hoje, às 7h30, uma mobilização de Combate às Drogas no município de Várzea Alegre, a cerca de 440 quilômetros de Fortaleza. Será realizada uma caminhada, partindo do calçadão Antônio Alves Costa, até a escola Dr. Pedro Sátiro, no centro da cidade. Neste local, acontecerá, às 8h, o encontro do Comitê Estadual de Enfrentamento às Drogas.
Com o tema “Construindo ações intersetoriais e interdisciplinares”, o evento será aberto ao público em geral, além da participação de gestores municipais, profissionais das áreas de saúde, educação, segurança pública, associações e Organizações não governamentais.
A abertura do encontro contará com as presenças da vice-procuradora- geral de Justiça e presidente do Comitê, Eliani Nobre; da promotora de Justiça de Defesa da Saúde Pública e secretária do Comitê, Isabel Porto; e dos promotores de Justiça daquela comarca, além de autoridades locais convidadas.
Prevenção
O secretário executivo do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Ceará, major Edson Edálcio Aragão Silva, apresentará, às 9h, o painel “Prevenção”. Em seguida, às 9h40, o psicólogo do CAPS AD de Quixadá, Thiago Sousa Félix, discorrerá sobre “A dependência química no contexto familiar”.O III painel, intitulado “O papel da segurança pública no enfrentamento às drogas” será apresentado pelo delegado de Polícia Civil de Várzea Alegre, professor da Faculdade de Direito Paraíso e do curso de Pós Graduação da Urca, Marcos José de Oliveira.
Recuperação
O vereador de Fortaleza, Paulo Diógenes, exporá, às 11h, o tema: “Drogas: possibilidade de recuperação”. O V painel, cujo título é “Drogadição e Saúde Mental” será abordado pelo médico psiquiatra do CAPS AD de Iguatu, Carlos Holanda. No período da tarde, a partir das 14h, serão formados os grupos de trabalho nos quatro eixos, da seguinte forma: Grupo A – Prevenção; Grupo B – Tratamento; Grupo C – Reinserção Social; e Grupo D – Segurança Pública. A seguir, às 15h, será formalizada uma plenária com elaboração das conclusões e a indicação de boas práticas e fluxos de atendimento a serem adotados no âmbito do enfrentamento às drogas.
Prefeitura de São Gonçalo do amarante
dá continuidade a ações contras as drogas
A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, a cerca de 60 quilômetros de Fortaleza, e o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas deram prosseguimento, na semana passada, às ações itinerantes de combate ao uso de entorpecentes pelos distritos do município. Dessa vez, os conselheiros realizaram um trabalho de prevenção na Taíba que contou com a participação de vários outros municípios como Tururu, Itapipoca, Itapajé, Trairi e Paraipaba. A coordenadora Rossana Brasil ressaltou, mais uma vez, a importância desses trabalhos, e elogiou a sensibilidade e o apoio dado pelo prefeito de São Gonçalo do Amarante, Cláudio Pinho, para a concretização dessas ações. Rossana, todavia, salientou o triste fato de que, em todo o Ceará, há apenas duas prefeituras munidas de coordenadorias específicas para a questão da prevenção ao uso de drogas, no caso, São Gonçalo e Fortaleza. Rossana cobra mais atenção a essa causa que tantas vidas vem destruindo nos últimos anos em todo o País. “A dependência química não é seletiva, ao contrário, é epidêmica. O número de usuários de substâncias tóxicas é crescente e chega a índices preocupantes. A impressão que temos é que a situação fugiu do controle”, critica a coordenadora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário