Com trabalho sobre dessalinização da água, aluno da UFC é um dos vencedores do Prêmio Jovem Cientista

O aluno Osvaldo Assunção Mendonça, do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Ceará, foi um dos vencedores do XXVII Prêmio Jovem Cientista, importante competição nacional promovida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ele ficou em 2º lugar na categoria “Estudante de Ensino Superior”, resultado que foi anunciado ontem (19), em Brasília.

Osvaldo apresentou um protótipo inovador de dessalinização da água por meio da energia solar, tecnologia que pode servir como importante ferramenta de combate à seca na região do semiárido. O sistema alcançou a produção de 28 litros de água potável em 24 horas e foi testado em três condições climáticas (dias ensolarados, nublados e chuvosos).

Segundo Osvaldo, além do bom nível de produção, outra vantagem é a impossibilidade de contaminação da água, que não chega a entrar em contato com os materiais termoplásticos usados na fabricação do sistema. Além disso, qualquer um pode operar o invento, sem a necessidade de conhecimentos técnicos.

O nome do trabalho é tão extenso quanto sua utilidade: “Desempenho do dessalinizador térmico com estágios de recuperação de calor, formado por uma unidade de produção torre com canais metálicos e perfis termoplásticos e uma unidade de aquecimento, coletor solar de tubo evacuado”.

“Os resultados mostraram que o sistema é capaz de produzir (água potável) mesmo em dias nublados e chuvosos. Devido às altas temperaturas alcançadas, os microrganismos presentes na água são praticamente eliminados”, explica o aluno, no estudo, que está disponível no site do CNPq (is.gd/PAz70T).

O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Energia Solar e Gás Natural da UFC (Campus do Pici), que desde 1997 se dedica à fabricação de protótipos para dessalinização de água. A orientação foi dos professores Maria Eugênia Vieira da Silva, Paulo Alexandre Costa Rocha, Maria Elieneide Araújo e Erilson de Sousa Barbosa.

O PRÊMIO – A edição deste ano do Prêmio Jovem Cientista teve como tema “Água – desafios da sociedade”. Para o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, a escolha da temática está alinhada com a Política Nacional de Recursos Hídricos do Governo Federal e com o Ano Internacional de Cooperação pela Água, promovido pela Unesco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário