Coluna do blog



Efeito Jaule é calor por resistência
Todos nós já nos deparamos com materiais que utilizam a energia elétrica para funcionar. Muitos deles transformam parte da energia recebida em outras formas de energia. Por exemplo, quando ligamos uma lâmpada incandescente, aquelas de filamento, um brilho muito forte é liberado por elas. Esse brilho nada mais é do que uma parte da energia elétrica sendo transformada em energia luminosa. É sabido que esses equipamentos elétricos também transformam parte da energia elétrica em energia térmica. Novamente citamos a lâmpada incandescente, mas também podemos citar as churrasqueiras elétricas, os fornos elétricos, etc. São inúmeros os equipamentos que transformam energia elétrica em energia térmica. Sabemos que correntes elétricas são cargas elétricas em movimento ordenado. Vimos também que a corrente elétrica é constituída por elétrons que se movem ao longo de um fio condutor. Isso acontece porque, nos átomos dos metais, os elétrons mais distantes do núcleo ligam-se fracamente a ele, formando uma nuvem de elétrons denominados elétrons livres. Dessa forma, quando uma corrente elétrica passa por um condutor elétrico, o condutor se aquece, emitindo calor. Esse fenômeno é denominado efeito joule, lembra Domiciano Marques. Portanto, o efeito joule, conhecido também como efeito térmico, é causado pelo choque dos elétrons livres contra os átomos dos condutores. Quando os átomos recebem essa energia, tendem a vibrar com mais intensidade. Dessa forma, quanto maior for a vibração dos átomos, maior será a temperatura do condutor elétrico. Não será por acaso que esta coluna toma a liberdade de comparar: Olhem pra Tasso cutucando Cid e Cid aquecendo os fios e cê vai entender o que é mesmo efeito Jaule na corrente humana.
A frase: “Quem diz o que quer...pode pegar um toco como o que Cid deu em Tasso”. Atualizando os adágios.


Replay (Nota da foto)
Então, pediram pra explicar nota sobre alternativa à BR 222, entre Patos e Caioca, diminuindo em uns 30 quilômetros a ligação Fortaleza-Sobral. O mapinha aí, quem sabe, faria o dr.Cid conversar com o Cezinha e o Adail sobre o assunto. A linha intermitente mostra o rumo.

Tucanos e o Minha Casa
Pra não perder a viagem, nem a história de que tucano ocupa ninho alheio, Aecio Neves diz que Bolsa Família deve ser programa de Governo,não de um governo. Ah, bom.

Novo chefe
O conselho diretor da  Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce, tem novo presidente. Fábio Robson Timbó Silveira assumiu  o cargo anteriormente ocupado pelo conselheiro Guaracy Diniz de Aguiar

Francini,um herói
O nome do moço é Francini Guedes. Homem  de bem, deputado estadual  de desempenho irretocável, assumiu, pela segunda vez a Prefeitura de Jaguaribara, agora a Nova.

Triste
Francini, que no passado dirigiu uma cidade pobre, com os problemas de cidade pobre,agora clama aos céus; impossível  administrar a Nova Jaguaribara. O que se fez de errado em nome de licitações fraudulentas é horroroso.

Agrinorte
Começou  a  XI AGRINORTE – Feira da Agricultura Familiar da Zona Norte do Estado do Ceará, que segue até hoje, 8 , no Centro de Convenções, com ampla programação de Sobral.

Mote tecnológico
 Com o tema Tecnologias Sociais e Agroecologia: Convivendo com o Semi-árido, a Agrinorte é uma realização da Prefeitura de Sobral por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária.

Adoção
A Indaiá fez uma parceria com a Prefeitura de Fortaleza e assumiu a arrumação da Praça do Hospital Militar. É o Bosque Eudoro Correia. Um mundinho que tem agora tudo pra ser feliz.

Namoradinha do Professor
Será realizado no auditório da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec), no dia 29 de novembro, das 14 às 21 horas, o lançamento da 14ª edição da Revista Latino-Americana de Estudos Constitucionais, que tem o jurista Paulo Bonavides como fundador e presidente do Conselho Diretivo.

Duvido que pague ou seja preso
O Ministério Público Federal obteve a condenação do ex-prefeito de Várzea Alegre (CE), João Eufrásio Nogueira, por ato de improbidade administrativa. Nogueira deixou de realizar licitações para despesas na área de educação em valor superior a R$ 1,2 milhão no ano de 2003.

Ação
Um bandido, recém saído da cadeia, resolveu assaltar uma revenda de carro na av.João Pessoa, aqui em Fortaleza. Entrou, berro na mão, aos gritos: Cadê o dinheiro, vagabundos!!!???

Reação
O proprietário da revenda, na frente de todos os clientes, temendo pela segurança de seu negócio e de seus clientes, defendeu a todos; puxou uma arma e matou o bandido. Até agora os direitos humanos não foram prestar solidariedade aos agredidos.

Cidadania
O Engenheiro Cássio Borges receberá dia 13 próximo, quarta feira, o título de Cidadão de Fortaleza, outorga da Câmara Municipal da capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário