Coluna do blog



Agora é ter cuidado com Prefeito ladrão
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, apresentou na semana um pacote de medidas para fortalecer a atuação dos hospitais filantrópicos e Santas Casas na assistência a pacientes atendidos no Sistema Único de Saúde (SUS). Uma das medidas é a Lei 12.873 pela Presidência da República, que cria o programa para renegociação de dívidas das Santas Casas junto à União - PROSUS. Além disso, o Ministério da Saúde aumentou o incentivo pago às santas casas e instituições filantrópicas para garantir o atendimento, que irá gerar impacto financeiro de R$ 1,7 bilhão em 2014 (R$48.779.250,32 para o Ceará). Essas ações permitem aumentar em 236 mil o número de cirurgias realizadas por estas instituições anualmente no SUS. “Com essas ações, superamos o modelo defasado da tabela SUS e consolidamos o contrato de qualidade entre as entidades filantrópicas, os estados e municípios. As medidas vão permitir o aumento de cirurgias e exames no SUS”, afirmou o ministro. “Isso é um forte estímulo para melhorar o atendimento prestado à população, pois os hospitais deverão priorizar as principais necessidades locais”, completou Alexandre Padilha. Além disso, também foi assinada a portaria que estabelece prazo para pagamento dos incentivos financeiros aos estabelecimentos de saúde que prestam serviços de forma complementar ao SUS. Os gestores locais (secretarias de Saúde estadual, municipal e do Distrito Federal) deverão efetuar o pagamento dos incentivos financeiros aos estabelecimentos de saúde, até o 5º dia útil, após o Ministério da Saúde creditar os recursos no Fundo Estadual, Distrito Federal e Municipal de Saúde.  Caso esse prazo não seja cumprido, o Ministério da Saúde suspenderá a transferência do valor e mandará o dinheiro direto para a instituição.

A frase: “Mais depressa se pega um mentiroso que um coxo”. Ensinamentos de Mãe Vovó Petronilha, A Racista.


Discurso (Nota da foto)
Ciro Gomes, Secretário de Saúde do Ceará foi ao Icó inaugurar uma policlinica e um CEO. Ensaiaram uma vaia ao deputado Neto Nunes,filho da terra. Ciro foi ao microfone para o discurso. Sua fala: “Gostaria apenas de agradecer a educação dos presentes a este evento”. E só.

Ouviu pouco
Sempre muito bem aconselhado, Cid Gomes passou batido quando escolheu o novo secretário de cultura do Estado.  Deixou de fora alguém como Gilmar de Carvalho, que sabe ler e escrever.

Aliás...
O cultíssimo no posto, esteve em Brasilia tentando arrumar dinheiro prum corredor cultural no Benfica unico campo cultural que conhece e pra mandar cantor passear no exterior. Já as horas extras da Bibliteca Pública...

Catando ganho
Osmar Baquit não foi a São Paulo apenas ver o filho que faz pós-graduação por lá. Foi fechar três patrocínios para o Fortaleza.  E viu São Paulo e Portuguesa de camarote.

Lí por aí
Eunício Oliveira teria dito que apresenta vetos à lista de postulantes do PROS ao Palácio da Abolição. Forçando barra Eunício jamais será ouvido pelo Abolição. Ouvindo os áulicos que inventam isso, muito menos.

Quando o boi não dança...
Neguim inventou que o Solidariedade teria fechado questão de, nos Estados, votar com as decisões nacionais. Pura invenção. No Ceará, por exemplo, Genecias Noronha vai votar com o candidato de Cid ao Governo. Com as bençãos de Paulinho da Força.

Dos Patos pra Caioca
Do lugar Patos, na BR 222 até o Caioca, distrito de Sobral, são 21 quilômetros em linha reta. Uma rodovia que ligue os dois pontos diminuiria em 40, quase 50 quilômetros a distância entre Fortaleza e Sobral. Ouviu Adail?

Pegou pesado
Zé Pimentel, numa sessão para discutir a MP 623/2013, levantou que neguim queria convalidar as maracutaias do Finor que deram no fim da Sudene em 2001. O Senador Cicero Lucena puxou a carapuça e queria briga. Isso não vai dar certo.

A coisa
A idéia do relator da MP seria apagar o débito do Finor e assim, promover o perdão de um dívida feita de sacanagem por velhos ladrões dos dinheiros da Sudene.

Tudo pelo Social
O IFCE foi homenageado, na Fiec, durante o VI Encontro de Responsabilidade Social, promovido pelo Instituto FIEC. O motivo é a participação no Programa de Formação Cidadã, que tem por objetivo disseminar o conhecimento e a cultura da responsabilidade social dentro das instituições de ensino superior através de cursos de extensão, palestras e atividades extra-curriculares.

Conversa besta
Tem aquele jogador de futebol que é notícia até na CNN, o brasileiro-espanhol que preferiu jogar pela Espanha, com sua dupla nacionalidade. Ele sabe que seria esnobado aqui e ganhar em Euro ainda é melhor que em real.


Nenhum comentário:

Postar um comentário