Coluna do blog



Imitação da vida
Aplaudir o sol já é rotina no verão no Rio. Mas, no sábado à noite, Paulo Jobim, filho do mestre Tom Jobim, inovou.Durante show no Parque dos Patins, na Lagoa, Paulo alertou a plateia: “Olhem só a lua que está surgindo atrás de vocês.”E a lua foi ovacionada. Isso só pode   ter sido coisa de algum cearense com alguma idade. Um dia, depois de três dias chovendo em Fortaleza a negrada que fazia ponto na Praça do Ferreira, na esquina da Rouvani, esperando o vento nas saias das meninas da Escola Normal, ocorreu exatamente o contrário; parando de chover, apareceu o sol aí pelas onze horas da manhã. O sol, três dias sem dar as caras, levou uma baita vaia, exatamente igual àquelas que o Falcão sugere e dá, nos programa dele na TV Ceará, com as bençãos do nosso Gutinho. Foi pensando nessas coisas que chafurdei minha memória à cata de cearenses moleques ou malucos-beleza. E dei de cara com a lembrança do Padre Verdeixa, um doido esculhambado que saiu pela vida brigando e xingando todo mundo, quando não estava fazendo estripulias. Padre Verdeixa que inventou briga até nas Lavras de Fideralina, com ódio do Presidente do Estado, Padre José Martiano de Alencar, chegava de madrugada montado num cavalo com os pés cobertos de panos debaixo da janela do homem e gritava: “Padre Cobra”. E desaparecia na noite. Alencar tinha ódio do apelido e de Verdeixa. Eu queria comparar políticos de hoje no Ceará com Verdeixa, mas não encontro nenhum, nem com inteligencia, nem com maldade, muito menos com sua irreverência. Verdeixa era tão doido que faltava a batisados, encomendações, missas diversas, mas não perdia  um casamento. Fosse onde
Fosse ia lá fazer as bodas. Descobriu-se então que o Padre que tambem tinha o apelido de Canoa Doida, confessava a noiva e ia fundo até descobrir “coisas” de seu passado. Aí chantageava as coitadas até deitarem com ele nas sacristias e, às vezes no próprio confessionário. O padre Verdeixa é citado por Leonardo Mota e Gustavo Barroso. Isso sem falar que João Brígido, seu primeiro biógrafo e amigo consagrou-lhe as primeiras trinta e seis páginas do seu livro, O Ceará – Lado Cômico, 1899.

A frase: “Eu tenho tres vidas; a minha, a que os outros falam e a que os outros inventam”. Vale pra qualquer um.


Sobral nunca teve negros (Nota da foto)
Uma oportunidade para sobraenses conhecerem negros verdadeiros e como viviam.

Pro idosos  
Essa é a proposta do projeto “Compartilhando Experiências”, idealizado pelo Serviço Social do Instituto de Previdência do Município de Fortaleza (IPM). A ação será aberta hoje, 21, com a realização do seminário “Terceira Idade – Possibilidades e desafios”.

Cuidados gratúitos
A Campanha de prevenção do câncer de pele será realizada no dia 30 deste mês, em um mutirão de atendimento à população no Centro D. Libânia, Hospital Geral e Hospital das Clínicas, das 8 às 14 horas. Os casos com suspeita de câncer terão tratamento gratuito. 

Crea preste homenagens
O Crea-CE realiza a hoje, as sete da noite, inauguração e a nominação do Auditório Eng. Civil Waldyr Diogo de Siqueira, ex-presidente da autarquia,  localizado no 2° andar da sede do Conselho, em homenagem in memoriam.  .

Placas pra VT e Cals
Na ocasião, haverá o descerramento da placa de homenagem, a entrega do Troféu Executivo Público ao governador e engenheiro civil, Cid Ferreira Gomes, entrega de troféus in memoriam aos ex-governadores engenheiros do Ceará, Virgílio Távora e César Cals.

Alem disso...
Serão entregues troféus em reconhecimento aos dois engenheiros há mais tempo no exercício da profissão no Ceará, o engenheiro-agrônomo Ary de Alencar Araripe e o engenheiro civil José Oswaldo Pontes.

Alerta de dengue
Levantamento nacional revelou que três capitais estão em situação de risco: Cuiabá, Rio Branco e Porto Velho. Outras 11 – Boa Vista, Manaus, Palmas, Salvador, Fortaleza, São Luís, Aracaju, Goiânia, Campo Grande; Rio de Janeiro e Vitória.

E mais
Seis estão com índices satisfatórios (Macapá; João Pessoa; Teresina; Belo Horizonte; Curitiba e Porto Alegre). Sete capitais - Belém, Maceió, Recife, Natal, São Paulo e Florianópolis - ainda não apresentaram ao Ministério da Saúde os resultados do LIRAa.

Nossa parte.
Além de receberem, juntos, R$ 1,2 bilhão para ações de vigilância, estados e municípios terão recursos adicionais específicos para enfrentamento à dengue: ao Ceará cabe a quantia de R$17.767.013,99. Este ano tivemos 159 casos com 13 mortes.

Faltando um Zeca Diabo
 Na contramão de países como Brasil, Reino Unido e Turquia, a Suécia vai fechar quatro prisões por falta de prisioneiros. A Holanda também segue pelo mesmo caminho, e prisões já foram transformadas de prejuízo em lucro para a economia: uma delas virou um hotel de luxo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário