Coluna do blog




Montanhas e horizontes
Morei em Minas Gerais. Três vezes. Congonhas, que me fez um feliz cidadão honorário, Ponte Nova e BH. Lá aprendi as verdades mineiras e o jeito mineiro de ser, sem contudo se-lo. Sou cearense, de Sobral, onde a serra mais alta é um morrote e o ícone ao nascente é o serrote do Barriga. Em Minas ví que o mineiro é silencioso e calmo porque pra ver o céu tem que levantar a cabeça. Os horizontes são muito perto, o que causa um certo ensimesmamento. Aqui, da janela do meu tugúrio o mar ruge e quebra, quem sabe até com vontade de ir a Minas. Mas também ruge e quebra pra nos acordar mais cedo, nos fazer mais atilados do que ficar de ataláia, quentando sol, pra começar a liça. Coisas assim, recortes de memória, ou anotações de vida, trazem pra práticas de exemplos cá nossos, de andar na frente dos pepinos, discutir em grupos as questões que por afligirem os grupos, podem e afligem as populações. Agora mesmo, aqui em Juazeiro do Norte, Gerardo Brígido, presidente do TJCe, reuniu 30 juizes do Cariri cearense pra discutir a relação. A  Chapada do Araripe com seu cheiro de pequi perfumando a conversa. O que é que cada um está fazendo e como fazer melhor. À claridade vão à mesa as bruxas sob as togas, seja caçando rumos, seja em ato de contrição, pecados postos, absolvições à vista ou...joelhos sobre caroços de milho. De fora, à parte, observo onde quer chegar Brígido, desembargador presidente, colocando, expondo, cobrando, sugerindo, avaliando. É um morador de beira de praia onde o horizonte é longe e seu canto ecoa como o canto do soldadinho-do-araripe. Benza Deus faça efeito, por uma Justiça que não diferencie, jamais entre os que podem e os que não podem...cê sabe.

A frase: “Justiça pr ser boa, tem que começar de casa”. Da boca do povo.



Operação-degola
Por determinação pessoal da presidente Dilma Rousseff, Francisco Teixeira, novo ministro da Integração, demitiu todos os servidores da Pasta que tivessem qualquer ligação com o ex-ministro Fernando Bezerra.

Não discuta
A ordem não admitia questionamentos: demitir todos. Teixeira tentou segurar alguns, que eram seus amigos e de confiança e não conseguiu.

Na Câmara por Bruno
A Câmara dos Deputados realiza amanhã em Brasília, às 9h30min, audiência pública para discutir a destinação dos royalties do petróleo para valorização salarial dos profissionais de educação de todo o País. O requerimento é do deputado federal Artur Bruno (PT/CE).

CREA na Assembleia
O presidente Crea-CE, Victor Frota Pinto, receberá uma homenagem, às 19 horas, hoje, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em comemoração dos 80 anos da regulamentação da profissão dos Engenheiros-Agrônomos no Brasil.

Ainda o jantar do PROS
Sobre vaga no Senado, Cid Gomes assegurou que até então não houve conversa sobre o assunto. “Sobre postulações ao governo ninguém conversou com ninguém. Aliás, isso é assunto para ser tratado no próximo ano, agora preciso é governar. 

E pregou no portão...
“Eu pessoalmente estou decidido a ficar no governo do Estado até 31 de dezembro de 2014. A decisão está tomada e acredito que seja a melhor”.Danado é se tiver outro EU que não o eu pessoalmente.

Solidariedade
O paartido comandado no Ceará pelo federal Genecias Noronhas, já está instalado em 65 municípios com Comissões Provisórias. A ampliação,diz o presidente, é coisa pra já.

Quem paga o passeio?
O Presidente do Sindicato APEOC, professor Anízio Melo, e o Secretário de Assuntos Educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo, participam hoje de Audiência Pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

Motivação
O evento vai discutir a utilização dos Royalties do Petróleo para Valorização dos Profissionais da Educação. A Audiência, solicitada pelo deputado Artur Bruno (PT/CE), será às 9h30, no Plenário 10 do Anexo II da Câmara dos Deputados.


Agora vai (Nota da foto)
A bancada federal do Ceará se reúne no próximo dia 18, no Rio de Janeiro, com a presidente da Petrobras, Graça Foster, para discutir os prazos de instalação da refinaria no Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário