Cid anuncia no lugar de Ciro



Programa Saúde da Família (PSF) será ampliado no Ceará

O anúncio foi feito pelo governador Cid Gomes durante solenidade de acolhimento dos profissionais do programa Mais Médicos.

        O Programa Saúde da Família (PSF) será ampliado no Ceará. A cobertura abrangerá uma equipe para cada grupo de dois mil habitantes. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (04) pelo governador Cid Gomes, na Escola de Saúde Pública (ESP), durante a solenidade de acolhimento do segundo grupo de médicos estrangeiros do programa Mais Médicos. Segundo o Governador, o aumento foi autorizado pelo Governo Federal e fortalecerá o atendimento primário da população. "O atendimento básico é a porta de entrada ideal para o tratamento de saúde e assegurar uma ação necessária para a população, desafogando os hospitais", explicou Cid Gomes.

        Durante o acolhimento, Cid Gomes agradeceu o empenho dos profissionais e destacou que não era concebível fazer restrições quando um corpo de profissionais é insuficiente, como é o caso de muitas  cidades brasileiras. O secretário de gestão estratégica participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, agradeceu o apoio do Governador ao Programa Mais Médicos e garantiu que até março de 2014 todas as equipes de PSF no Ceará estarão formadas.

        O novo grupo de médicos Esse grupo será distribuídos em 103 municípios cearenses. Ao todo, os municípios brasileiros receberam 2.167 médicos estrangeiros nesta etapa, dos quais 212 são para o Ceará. A região Nordeste é a mais atendida com os médicos desta etapa do programa, com 928 profissionais. Em seguida, vêm o Sudeste (517), o Norte (358), o Sul (244) e o Centro-Oeste (120). No próximo dia 11, mais 236 médicos chegarão ao Estado.

        A distribuição desses profissionais seguiu critérios técnicos, que deram igual prioridade às cidades em que é maior a parcela da população que depende completamente do atendimento ofertado pelo SUS e àquelas com alto percentual da população em situação de pobreza, conforme o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Nenhum comentário:

Postar um comentário