Audiência pública amahã dia 14 às 14h30 minutos na Assembléia no "Dia Mundial da Diabetes"

Durante o Dia Mundial da Diabetes, 14 de novembro, pais de crianças com diabetes tipo 1 cobrarão políticas públicas que garantam os diretos das crianças e adolescentes acometidos pela doença. Eles participarão de  audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, que tem como tema: “Diabetes, cuidar hoje para um futuro sem sequelas”.
A intenção, conforme a assistente social Adelia Holanda, é cobrar a inclusão dos análogos de insulina na portaria que regulamenta os medicamentos fornecidos gratuitamente pelo SUS. Outra luta das famílias é o reconhecimento, por parte dos gestores municipais e estaduais, dos protocolos clínicos para a dispensação de análogos de insulina para crianças e adolescentes com a doença na rede pública de saúde.
“O Governo do Estado está descumprindo ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal no Ceará que garante às crianças e adolescentes com a doença o direito ao tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e aos medicamentos gratuitos, como as insulinas de efeito prolongado Glardina, Detemir, e as de ação rápida Lispro e Aspart”, diz Adelia.
 Conforme Adelia Holanda,  os análogos de insulina oferecem um melhor controle da doença, mas hoje, os pacientes necessitam recorrer à justiça para ter acesso a este tipo de medicamento. Da mesma forma, as fitas reagentes para testes de glicemia raramente são distribuídas em quantidade suficiente para atender a necessidade das crianças ou adolescentes.
Outras questões que serão abordadas na audiência pública são a necessidade de acompanhamento especial das crianças nas escolas e de cardápio balanceado na merenda escolar das instituições públicas de ensino.
 O deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB) integrante da Frente Parlamentar da Saúde do Congresso Nacional estará presente.
Serviço:
Audiência pública
Dia 14 de novembro
Horário 14h30min
Local: Complexo das comissões da Assembleia Legislativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário