Acreditar em quem? A indústria diz que exportou menos 20% já o...

Porto de Fortaleza registra alta de 12%
A movimentação de cargas do Porto de Fortaleza, no bairro Mucuripe segue positiva, acompanhando o crescimento das indústrias e demais empresas brasileiras. Conforme o presidente da Companhia Docas do Ceará (CDC), Paulo André Holanda, o mês de outubro deste ano foi considerado bastante positivo, porque apresentou crescimento nas diversas áreas, seguindo o resultado dos demais meses deste ano.
Falando sobre a produção até outubro, revelou que houve um incremento de 30% na área de contêineres, e 12% na movimentação de carga geral. “Considero esse crescimento um avanço, porque está acima da média nacional. Assim, estamos cumprindo a meta estabelecida pelo Governo Federal, que é aumentar a produção do nosso porto”, desse. “Além do mais, conseguimos aumentar a exportação e a importação sem expandir as áreas de colocação de cargas, que vão crescer somente a partir do ano que vem, em 40 mil metros quadrados”, enfatizou Holanda.
Para a conclusão das obras do Terminal de Passageiros do Porto de Fortaleza, que estão em ritmo acelerado, o presidente informou que serão necessários, aproximadamente mais R$ 52 milhões. Com a liberação dos recursos, o prazo estará mantido, com o início das atividades antes dos primeiros jogos da Copa do Mundo Fifa 2014, recebendo grandes transatlânticos com turistas que virão ao Ceará para assistir à competição.
RENOVAÇÃO
O Ministério da Pesca está colocando em curso o Pró Frota, uma nova lei de financiamento para substituir a frota de barcos pesqueiros no País. A informação é do secretário nacional de Infraestrutura e Fomento da Pasta, Eloy Souza, que esteve em Fortaleza participando de reunião com representantes do setor pesqueiro. A legislação antiga, na visão do secretário, era só para pesca oceânica. Com a sua reformulação, a nova lei vai beneficiar todas as frotas de barcos pesqueiros.
Eloy Souza discutiu as demandas das pessoas que querem substituir os seus barcos antigos e superados por equipamentos mais potentes e atualizados. Após a consulta, o secretário promete desenvolver meta para ser realizada já em 2014, dizendo que os recursos serão obtidos através de empréstimos bancários. “O que o Ministério da Pesca faz, com atuação na nova lei, é subsidiar parte dos juros referentes aos empréstimos feitos na rede bancária para a compra dos barcos”, ponderou Souza.
O secretário disse que, no caso do Ceará, os donos de barcos pediram mais uma semana de prazo para definir as metas de substituição. Eloy avalia que o Estado deva ter cerca de cinco mil embarcações pesqueiras, sendo que um terço é destinado à pesca da lagosta, que está numa fase de equilíbrio. E lembra que o defeso da lagosta começa no próximo dia primeiro de dezembro, indo até o fim de maio, período em que é totalmente proibido realizar a captura do crustáceo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário