Vem ferro aí


Petrobras afirma reajuste de preços ainda este ano
O preço da gasolina pode subir ainda este ano, embora a presidente Petrobras, Maria das Graças Foster, afirme que não há uma data prevista para a elevação. “A gasolina pode subir esse ano. Não tem data. Como aconteceu todos os anos, a gente tem aumento de preço. E quem sabe, pode acontecer algum movimento abrupto inesperado. O Brent cai, o câmbio desce e aí tem redução no preço da gasolina. Ou seja, a previsão de aumento é possível, é previsível, mas não tem data”, informou, ontem, a executiva.
A estatal precisa de caixa para fazer frente a um dos mais robustos plano de negócios do mundo. A Petrobras deve encerrar o ano de 2013 com investimentos de cerca de 50 bilhões de dólares, disse a presidente da estatal. “Investimos 45 bilhões de dólares em 2012 e este ano estamos caminhando para algo próximo de 50 bilhões”, disse Graça.
Em meio à necessidade de pesados investimentos no desenvolvimento das áreas do pré-sal, a Petrobras realiza um programa expressivo de corte de custos. Graça Foster disse que há previsão de fechar 38 escritórios no exterior até 2015, o que, segundo ela, não significa sair do país. “É questão de otimização de custos e simplificação da estrutura societária da Petrobras”, afirmou.
REAJUSTE
O aumento nos preços é cobrado pela Petrobras, como forma de alinhar os preços internos de derivados de petróleo aos valores internacionais, cotados em dólar. O diesel foi reajustado duas vezes este ano pela Petrobras - com altas de 6,6% em janeiro e 5% em março -, enquanto a gasolina teve uma alta de 5,4% janeiro.
Na gasolina, o governo tentou amenizar o impacto sobre a inflação com aumento na proporção de etanol misturado no combustível, de 20% para 25%, mas a decisão só foi executada em maio. O impacto do aumento dos combustíveis sobre a inflação tem sido uma preocupação constante do governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário