Turista some sem deixar rastro


Polícia investiga sumiço de francês
A Polícia Civil do Ceará investiga o desaparecimento do turista francês, Ilan Avittan, 59 anos, que desde o dia cinco de julho estava em Fortaleza e foi visto pela última vez no dia 14 de setembro. Ontem, um mandado de busca e apreensão foi cumprido por policiais da Delegacia de Proteção ao Turista no apartamento que o francês estava hospedado, na av. Beira Mar. O imóvel não tem indícios de crime e os celulares, os passaportes originais e as malas do turista não foram encontrados. A investigação é acompanhada pelo Consulado da França e por um capitão da polícia francesa no Brasil.
O sumiço do comerciante residente de Paris, que não tem antecedentes criminais, foi comunicado, inicialmente, ao Consulado da França pelos parentes do turista que residem em Paris. De acordo, com o capitão da polícia francesa, oficial responsável pela ligação da instituição estrangeira com as polícias brasileiras, Jaen Paul Deazevedo, o último contato feito entre os familiares (mãe e dois irmãos) e Ilan, ocorreu antes do dia 14 de setembro.
BUSCAS NO APARTAMENTO
Em Fortaleza, no dia primeiro de outubro, um amigo do turista na Capital, registrou um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Proteção ao Turista, na Praia de Iracema, dando conta do sumiço do francês. As investigações foram iniciadas, e conforme a titular da delegacia, Adriana Arruda, a polícia solicitou autorização para entrar no apartamento do turista.
Ontem, com o pedido autorizado pela Justiça, policiais dirigiram-se ao apartamento e executaram o mandado. Os objetos, conforme a delegada, estavam intactos no local. “Podemos afirmar que o apartamento não está relacionado a nenhum crime”, enfatizou Adriana. No imóvel foram encontrados xerox autenticadas de dois passaportes de Ilan (sendo um de Israel e outro francês) e o original da carteira de motorista.
APURAÇÃO
Conforme a delegada, segundo apuração feita pela polícia, há 10 anos Ilan vem a Fortaleza e abriga-se no mesmo apartamento. Caracterizado pelos funcionários do prédio como “uma pessoa reservada”, o turista, de acordo com a polícia, foi visto por esses profissionais pela última vez, no dia 14 de setembro, no salão do prédio.
A delegada disse ainda que funcionários do prédio relataram que o turista tem o hábito de retirar as plantas do apartamento antes de viajar. O procedimento foi feito desta vez, porém, não houve comunicado oficial por parte dele aos funcionários do hotel que seguiria viagem. Adriana informou, também, que há 10 anos, o turista protagonizou uma situação semelhante, quando desapareceu por um período de tempo menor que o atual e reapareceu sem dar explicações.
PROCEDIMENTOS
Os celulares do turista, segundo a polícia, estão deligados. Os procedimentos a serem adotados são rastreamento destes telefones móveis e buscas em companhias para verificar se o francês deixou a Capital por transporte aéreo. O capitão da polícia francesa informou que o prazo de permanência do turista, no Brasil, expirou no dia quatro deste mês. Ainda segundo o policial francês, um dos irmãos do turista deverá vir ao Brasil para acompanhar as investigações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário