Só falta dizer que os governos são os culpados


A cada três dias e meio morre um motoqueiro
ROCHANA LYVIAN
rochana@oestadoce.com.br
A cada três dias e meio, um motoqueiro morre vítima de acidente de trânsito em todo o Estado.  A imprudência e o não respeito às leis de trânsito, são as principais justificativas para os acidentes. Tendo em vista os números alarmantes, na manhã de ontem, a Fundación MAPFRE, apresentou no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), um estudo sobre acidentes na America Latina. Especialistas em Segurança Viária apontam que 90% dos acidentes são decorrentes de falhas humanas, como negligências no trânsito, assim como falta de manutenção no veículo.
O cirurgião vascular do Instituto Dr. José Frota (IJF), Linel Jucá, afirmou no Fórum, que 90% dos leitos de traumatologia e ortopedia do IJF, estão ocupados por motociclistas acidentados. Após uma pesquisa sobre acidentes de motocicletas no Estado, para a sua dissertação de mestrado, realizada na Escola Paulista de Medicina, Linel Jucá deparou-se com dados, onde dão conta de que 56% dos pacientes acidentados estavam sem capacete, 55% sem habilitação e 46% alcoolizados. “Nós, que fazemos o pronto socorro do IJF, estamos assustados com a violência. Porque a primeira causa de morte no mundo são as doenças cardiovasculares, segundo, todos os cânceres, e a terceira são causas externas, como homicídios e trânsito”.
ACIMA DO LIMITE
Somente no primeiro trimestre deste ano, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) registrou 3.840 acidentes, no Ceará, sendo 565 fatais e 3.265 não fatais. O cirurgião ressaltou que o Ministério da Saúde (MS) admite como dentro do limite, a perda de 43 mil vítimas em acidentes de trânsito por ano, no entanto, o seguro de Danos Pessoais Causados por Veículo Automotores de Vias Terrestres (DPVAT), afirma que mais de 60 mil vidas foram ceifadas, no Brasil, último ano.  “Isso é uma questão de segurança nacional, uma, de saúde pública, porque ocupa leitos dos SUS que é caro. Uma vez sequelado, ficará dependendo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que todo ano, se vê deficitário”, avalia.
O especialista em Pesquisa e Desenvolvimento de Segurança Viária do Centro de Experimentação de Segurança Viária (Cesvi), Gerson Burin, chama a atenção para a quantidade de motoqueiros não habilitados. Em Fortaleza, de 220 mil motoqueiros, apenas 200 mil estão habilitados. No interior do Estado, a irregularidade é mais praticada, de uma frota de 640 mil motobicicletas, apenas 440 mil pessoas possuem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “É um fator que nos chama atenção. Porque qualquer pessoa que não possui qualquer tipo de instrução, eventualmente, analfabetas,  estão pilotando uma motocicleta, como fica a questão das sinalizações, a interpretação de trânsito por essas pessoas”, questiona.
FISCALIZAÇÃO ENÉRGICA
Durante o seminário, destacou-se que a fiscalização e maior rigor nas autoescolas, são exemplos de ações que podem contribuir para minorar as irregularidades. O assessor de imprensa do Detran, Paulo Ernesto Serpa, destacou que, órgão realiza diariamente fiscalizações, e constata-se que semanalmente cerca de 270 motoqueiros são flagrados sem a CNH. “Neste caso, nós recolhemos a moto e aplicamos a infração”, ressalta. Na tentativa de minorar as irregularidades, Paulo Ernesto afirma que o Detran tem executado o programa do governo do Estado, a Carteira de Motorista Popular, para pessoas de baixa renda, onde em três anos, já emitiu seis  mil CNH para categoria A.
Paulo Ernesto destaca que a defasagem de Departamento de Trânsito em 130 municípios, dos 184 existentes, contribui para as irregularidades, e consequentemente, o aumento dos acidentes. “As autoridades dos municípios, elas têm de fazer ações concretas para implantar um Departamento de Trânsito, sendo assim, responsáveis pela fiscalização, engenharia de trânsito e por toda a circulação dos veículos”.
Conforme o Detran, o Ministério Público Estadual (MPE)  tem cobrado dos prefeitos que cumpram a lei Federal, que determina a criação de um órgão de trânsito, para os agentes fiscalizar e disciplinar o trânsito em sua  cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário