Romaria pra Menina Benigna, santa de Santana do Cariri


Romaria deve reunir 50 mil pessoas em Santana do Cariri
A comunidade católica do município de Santana do Cariri, a cerca de 560 quilômetros de Fortaleza, se prepara para comemorar os 72 anos da morte da menina Benigna Cardoso Marcado, assassinada aos 13 anos de idade por defender sua castidade, com a realização de uma grande festa. A 10ª Romaria em louvor à mártir deverá contar com a participação de 5 mil fiéis, segundo previsão dos organizadores.
Já estão confirmadas caravanas de 54 paróquias de trinta e cinco municípios do Ceará, Bahia, Pernambuco e Piauí. O evento vai mobilizar toda a estrutura organizacional da cidade. A prefeita de Santana do Cariri, Danieli Machado, já decretou, para o dia de hoje, feriado municipal. A data marca o aniversário de morte da menina Benigna.
O caso da jovem está sendo avaliado pela Congregação para a Causa dos Santos, através de um tribunal formado por peritos, legistas e especialistas no Direito Canônico, para que os documentos produzidos na fase diocesana do processo de beatificação da jovem sejam novamente avaliados.
Se o martírio for constatado, não será necessária a comprovação de um milagre para torná-la beata. O caso da jovem poderá se transformar na primeira beatificação do Ceará.
Programação
Na programação do evento, está a realização da Romaria das Crianças, a Missa das flores na igreja Matriz, a Liturgia na Capela de Benigna, além de uma missa campal, ao lado da Matriz de Sra. Sant’Ana, concelebrada por todos os padres da Diocese de Crato e demais párocos convidados. Haverá, ainda, salva de fogos e realização de show pirotécnico. (com informações de Amaury Alencar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário