Pimenta nos olhos


Seagri amplia cultivo de Pimenta Tabasco no Município

Por ser uma atividade de fácil adaptação na região e que tem contribuído para a geração de emprego e renda na zona rural, a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária, vem desenvolvendo, desde 2001, o Projeto da Pimenta Tabasco no perímetro irrigado Ayres de Sousa, no Distrito de Jaibaras.

O sucesso do Projeto tem garantido para este segundo semestre de 2013, a ampliação das áreas para atender a outras comunidades, com previsão do plantio de 44.000 mudas de pimenta, destinadas a uma área de 4 hectares que serão distribuídas nas comunidades localizadas nos setores 1, 2 e 6 do Distrito de Jaibaras e nas localidades de Pedrinhas, Recreio, São Domingos, Lagoa Queimada e Marrecas.

Com o cultivo da pimenta, 28 agricultores têm garantido uma renda familiar líquida mensal de um salário mínimo. Indiretamente, durante o período da colheita, 78 famílias em média, são beneficiadas com a contratação de mão de obra.

De 2001 a 2008, a pimenta era toda exportada para os EUA e somente a partir de 2009, a produção passou a ser comercializada no Brasil e hoje, chega também aos lares sobralenses.

Segundo Alberto Sá, técnico da Seagri e coordenador do Projeto, “a Secretaria da Agricultura é responsável pelo crescimento e fortalecimento desse cultivo no nosso Município. A Secretaria da Agricultura garante o preparo mecanizado do solo (aração e gradagem), distribuição de mudas de pimenta, insumos para os quatro primeiros meses de plantio e assistência técnica de forma sistemática. Assim, mantém a geração de emprego e renda nas comunidades rurais”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário