Patinhas sai do comando e PCdoB tem novo xamã


Conferência Estadual elege Luís Carlos Paes, presidente
 Após dois dias de debates e discussões, a 21ª Conferência Estadual do PCdoB-CE elegeu, na tarde de ontem, o novo Comitê Estadual do Partido que irá comandar a legenda no próximo biênio. O anúncio de Luís Carlos Paes para presidir a sigla veio após reunião dos novos eleitos.
Aos 57 anos, o engenheiro mecânico está no PCdoB desde 1979. Atualmente, funcionário do Banco Central, Luís Carlos Paes começou sua atuação política ainda no movimento estudantil, na mesma época em se filiou ao partido. Paes foi o primeiro presidente do DCE da Universidade Federal do Ceará, após sua reconstrução, em 1979. Ele participa da direção estadual do PCdoB, desde o início da década de 1980. Presidiu por 12 anos o Comitê Municipal de Fortaleza. Passou o cargo, recentemente, para Francinet Cunha, após Conferência Municipal de Fortaleza, realizada nos dias 12 e 13 de setembro último.
Para Luís Carlos Paes, o maior desafio para o novo cargo é consolidar o crescimento do partido alcançado nesse último período. “Isso implica num maior funcionamento coletivo da nova direção estadual e o funcionamento regular e coletivo dos comitês municipais e das bases partidárias, integrando o trabalho nas frentes institucionais, movimentos sociais e da luta de ideias”. Segundo o novo presidente do PCdoB-CE, o resultado dessa ação já é esperado para as eleições de 2014. “Esperamos mais avanços do partido na frente eleitoral e maior presença juntos à frente das lutas populares em todas as regiões do Ceará”.
Rio de Janeiro
O PC do B oficializou neste fim de semana, durante conferência com 300 delegados no Rio, a pré-candidatura da deputada federal Jandira Feghali ao governo do Rio em 2014. A decisão do colegiado é fruto do processo de ruptura da aliança do partido com o PMDB, legenda do governador Sérgio Cabral e do prefeito Eduardo Paes.
“Eu encaro essa responsabilidade como uma necessidade política do partido”, disse a deputada. Em 2010, Jandira Feghali usava o sucesso das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) como principal justificativa do apoio à reeleição de Cabral. “Vamos defendê-lo com força e garra”, disse em junho daquele ano, referindo-se ao governador. Jandira Feghali está em sua quinta legislatura no âmbito federal. Atualmente, preside a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. Filiada ao PC do B desde 1981, ela cumpriu na Assembleia Legislativa do Rio, seu primeiro mandato, entre 1987 e 1991. De 2009 a 2010, foi secretária municipal de Cultura do prefeito Eduardo Paes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário