Padre Zé Homenageia Secult, no Plenário

PRONUNCIAMENTO DO DEPUTADO JOSÉ LINHARES, NO DIA 02 DE OUTUBRO DE 2013.
O Sr. JOSÉ LINHARES (PP-CE) pronuncia o seguinte discurso:
Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, é com muita satisfação que vimos a esta tribuna, para dar conhecimento do excelente trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo do Município de Sobral, em nosso Ceará. Com a missão institucional de definir e executar políticas e ações culturais, bem como preservar e restaurar os bens culturais pertencentes ao patrimônio histórico e cultural sobralense, a Secretaria Municipal, sob a atual gestão, tem sabido valorizar e incentivar a cultura como forma primordial de expressão popular.
Ao longo de 2013, os eventos patrocinados pela Secretaria integraram de modo especial os agentes culturais da cidade e os equipamentos urbanos. Todos os espaços foram devidamente disponibilizados e ocupados, mobilizando a população para toda a programação do calendário festivo regional e nacional.
O ano começou com o tradicionalíssimo Encontro de Bois e Reisados, com apresentação de mais de 25 grupos em diversos locais da cidade. Na sequência, o Carnaval contou com planejamento especial, que incluiu a instalação de postos de informação turística e divulgação dos diversos eventos carnavalescos e pré-carnavalescos pela internet.
Já a Semana Santa congraçou a cidade em torno dos quadros vivos da Via Sacra e da decoração especial das casas ao longo de todo o percurso. Ao final, um show beneficente com a presença do Padre Fábio de Melo tornou a festa inesquecível para a população de Sobral e cidades vizinhas, que acorreu em peso para celebrar a Páscoa em comunidade, fazendo doações e se emocionando com as mensagens musicais de louvor e graças.
A Secretaria promoveu também o seminário “De Zumbi dos Palmares ao Dragão do Mar”, em comemoração aos 129 anos da Abolição da Escravatura, e patrocinou a peça “Frei Tito: Paixão, Vida e Morte”, além da exposição “Sala Escura da Tortura”, com apoio da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. Nesses eventos, verifica-se o empenho em promover também atividades de caráter histórico e político, no esforço de conscientizar a população acerca dos grandes momentos de nossa história, em um contexto mais amplo de cultura e formação individual e social.
Não podemos nos esquecer do 17º Festival de Quadrilhas de Sobral, que reitera uma das mais características manifestações da cultura nordestina no maior evento popular da cidade. Além da Mostra Infantojuvenil de Quadrilhas Juninas e do Festival propriamente dito, a cidade inovou este ano com a montagem de uma cidade cenográfica, que replicou um ambiente típico do Nordeste para abrigar um encontro de violeiros e repentistas locais, e também para homenagear um ícone da cultura nordestina, o poeta popular Patativa do Assaré.
O mês de julho foi marcado pelo aniversário da cidade, devidamente comemorado com apresentações musicais, exposições de arte, lançamento de livros e mostra de filmes, com ênfase na história de Sobral, que completou 240 anos. Também merece destaque o programa “Cultura nas Férias”, destinado especialmente ao público infantojuvenil, em que uma série de atividades lúdicas foi desenvolvida para despertar o interesse em temas históricos e culturais, com predomínio na cultura sobralense, mas sempre pautadas pela acessibilidade, abrangência de linguagens e pluralidade de manifestações.
Em meio à programação tão ampla e variada, reativou-se o Conselho Municipal de Política Cultural, que reuniu representantes da área governamental e da sociedade civil, visando à efetivação das políticas públicas de fomento à cultura. Na sequência, a 4ª Conferência Municipal de Cultura, realizada no histórico Theatro São João, reuniu cerca de 190 participantes em torno de temas ligados às políticas estatais para a cultura e diversidade cultural.
Gostaríamos de mencionar, ainda, a próxima instalação do Planetário de Sobral, destinado à oferta de verdadeiros espetáculos de astronomia, o qual, ao lado do Museu do Eclipse, comporá o Centro de Ensino e Divulgação Científica de Sobral.
Mencionemos, por fim, o lançamento do Edital de Incentivo às Artes Cênicas de 2013, e as comemorações relativas aos aniversários da Escola de Música Maestro José Wilson Brasil e do já mencionado Theatro São João, que completa 133 anos de fundação.
Com essa breve enumeração, Senhor Presidente, demonstramos, com muito entusiasmo, que a Secretaria de Cultura de Sobral, neste ano de 2013, não desperdiçou nenhuma oportunidade de ação, sempre integrando o incentivo à cultura e ao turismo com as possibilidades de geração de renda e riqueza para a cidade. Com visão empreendedora em relação aos processos culturais, com uma perspectiva atualizada da importância do turismo, e sem abrir mão dos dividendos econômicos eventualmente gerados, a Secretaria tem conferido nova dinâmica ao cotidiano da comunidade de Sobral. Compartilhando do reconhecimento explícito da população, aproveito para reiterar meus cumprimentos à Secretária Municipal, nossa correligionária Eliane Maria Ribeiro Alves Leite, desejando sucesso redobrado, proporcional aos esforços, investimentos e incontestes manifestações de espírito público.
Era o que tínhamos para o momento.
Obrigado, Senhor Presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário