O novo ninho dos "Meninos"


Cid confirma hoje filiação ao PROS
Há quatro dias do prazo final para que candidatos às eleições de 2014 mudem de partidos, a semana inicia mais intensa do que a passada, quando o governador Cid Gomes anunciou a saída do seu grupo político do PSB. Neste caso especifico, será conhecido na noite de hoje, após reunião no Romanas Hotel, em Messejana, o destino do bloco político dos irmãos Ferreira Gomes, que deve ser o Partido Republicano da Ordem Social (PROS).
“Para um grupo político como o nosso, comandado pelo governador Cid Gomes, o PROS é um partido interessante, porque sob o ponto de vista jurídico, ele abriga os novos filiados sem perigo de ninguém perder mandatos e sem qualquer tipo de ameaça”, disse o deputado federal Antônio Balhmann, que afirmou já ter decidido se filiar ao PROS.
Ele afirmou, ainda, que acompanha o governador Cid Gomes, justificando que o grupo político subirá no palanque da presidente Dilma Rousseff, postulante a reeleição em 2014. O parlamentar comentou que o Solidariedade não foi cogitado porque, possivelmente, o partido fará oposição ao Governo Federal.
Balhmann descartou, pelo menos no atual momento, qualquer reunião da bancada federal do Ceará para tratar sobre as mudanças partidárias ocorridas no Estado, principalmente as inúmeras migrações ocorridas nos últimos dias.
“BATE O MARTELO”
Segundo o presidente da Assembleia Legislativa, José Albuquerque, os ex-filiados do PSB já haviam demonstrado, na semana passada, vontade de migrar para uma legenda recém-criada, para evitar problemas com perda de mandato e facilitar a manutenção do comando de diretórios municipais.
Albuquerque explica a opção pela legenda: “80% [dos presentes] na reunião falaram que queriam um partido novo. Como o PROS é um partido novo, a coisa ficou mais ou menos encaminhada para ele”. A dúvida, segundo ele, estava entre o PDT e o PROS. Na reunião desta terça, os aliados de Cid baterão o martelo. “A tendência muito maior é para o PROS”, reiterou.
“SÓ UMA REVIRAVOLTA”
No último sábado, o grupo liderado por Cid Gomes se reuniu com membros do PROS, onde estava presente o presidente nacional do partido, o ex-vereador Eurípedes Júnior (GO). Agora, ele aguarda pela decisão de hoje. Os ativistas do partido, porém, não têm dúvidas de que esse será o caminho a ser adotado pelo grupo de Cid. Nenhum dos lados da negociação acredita na possibilidade de uma reviravolta, uma vez que o ingresso de políticos na sigla facilita a regularização da situação dos parlamentares com mandato.
Além do PROS, Cid recebeu convite para fazer parte do PDT, PP, PC do B e PSD. O grupo deixou o PSB para apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff, uma vez que o presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, trabalha a possibilidade de se lançar candidato em 2014.
SAIBA MAIS
O governador Cid Gomes participou ontem do programa Roda Viva, na TV Cultura. Na ocasião, ele falou sobre a saída do PSB, intencionado pelo apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff frente à candidatura do presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, dentre outros temas polêmicos.
O prazo para quem pretende concorrer nas eleições de 2014 trocar de partido ou se filiar a uma nova legenda termina no dia 5 de outubro. As listas com os nomes dos filiados serão entregues pelos partidos ao TSE em 14 de outubro.
O governador levará consigo para o novo partido uma bancada de oito deputados estaduais, quatro federais e cerca de 40 prefeitos, incluindo o de Fortaleza, Roberto Cláudio.
Sem Cid, o PSB do Ceará está sob o comando do ex-deputado federal Sérgio Novais, integrante da Executiva Nacional, que busca nomes para disputar o governo e dar palanque a Eduardo Campos. Entre os convidados estão a ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT) e o deputado estadual Heitor Férrer (PDT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário