Ninguem sai de time que está ganhando


Aliados garantem apoio a Cid Gomes
Hoje o governador Cid Gomes anuncia o nome de sua nova legenda. Com ele, segue um bloco de dissidentes do PSB. O Partido Republicano da Ordem Social (PROS) já é dado como destino certo para o embarque do numeroso grupo cidista. Entre as vantagens, o fato de ser uma nova sigla, conferindo mais segurança jurídica aos ex-socialistas. A debandada em massa do PSB estadual, no entanto, criou um grande rebuliço no cenário político. Afinal, como ficarão as alianças firmadas de outros partidos com a antiga legenda do governador? Na opinião de alguns aliados, nada muda. Segundo eles, o apoio era ao projeto político de Cid e não propriamente a sigla socialista.
O presidente estadual do Partido Progressista (PP), deputado federal José Linhares, por exemplo, garante que continua apoiando o governo Cid Gomes, independente do partido que ele estiver filiado. “Esse apoio vem desde o começo do primeiro mandato, quase sete anos, e não vai ser desfeito agora, porque o governador está deixando o PSB para se filiar ao PROS”, explica.
O PTB assume o mesmo posicionamento. De acordo com o presidente estadual da legenda, deputado federal José Arnon Bezerra, o apoio do PTB a Cid Gomes não muda porque o governador saiu do PSB. “O apoio do partido ao governador é pelo reconhecimento de que ele vem fazendo uma grande administração em todos os sentidos. As figuras que compõem o partido são mais importantes do que próprio partido, porque são elas que fazem as ações que desenvolvem as cidades e que dão conforto à população”, reconhece.
Conforme o parlamentar, o PROS no Ceará, em breve, será uma legenda grande, pois tendo Cid Gomes como filiado vai chamar, fora o seu próprio grupo, filiados de outros partidos. “O PROS vai ter qualidade, porque terá filiados importantes como os irmãos Ferreira Gomes, além de outros grandes nomes que compunham o PSB”, argumenta o deputado.
RELAÇÃO COM PT
Dentre os aliados de Cid, o PT é o mais complicado. A legenda petista tem várias correntes e nem todas são unânimes em apoiar o governador, especialmente, o grupo ligado à ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins. Com a saída do PSB da base do Governo Federal, aumentou a pressão para o PT no Ceará quebrar o vínculo com Cid. Contudo, outra tendência forte dentro do partido, liderada pelo deputado federal e líder do PT na Câmara dos Deputados, José Nobre Guimarães, protege a continuação da aliança. Ele ressalta que Cid saiu do PSB por defender o projeto de reeleição da presidente Dilma Rousseff.
Segundo Guimarães, a mudança do governador Cid Gomes para o PROS não vai mudar a aliança com o PT. “A partir de agora, PT e PROS vão caminhar juntos e unidos, com outros partidos da coligação, para montar no Ceará um palanque para apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff”, garante o petista.
PRECIPITAÇÃO
Para Guimarães, foi precipitada a decisão de Eduardo Campos, presidente nacional do PSB, em “abandonar o governador Cid Gomes por ele estar ao lado da presidente Dilma”. O parlamentar acrescenta que o momento é de ajustar o passo e concluir o processo interno do PT para estabelecer um diálogo permanente com os aliados. (Com informações de Tarcísio Colares)

Nenhum comentário:

Postar um comentário