MP constata problemas estruturais no abrigo Olavo Bilac

O Ministério Público do Estado do Ceará, através das Promotorias de Justiça de Defesa da Pessoa Idosa e com Deficiência, realizou no último dia 10 uma visita técnica/fiscalizatória no abrigo Olavo Bilac e detectou problemas estruturais no local. O objetivo era apurar as reclamações prestadas por usuários e familiares de idosos sobre os cuidados prestados, a alimentação, a higiene e as acomodações físicas na instituição. A visita contou com a presença dos promotores de Justiça Alexandre Alcântara, Edna Lopes e Hugo Frota Magalhães, dos profissionais do Núcleo de Apoio Técnico (NAT/MP), da assistente social Tatiane Farias e da estagiária de psicologia Gislana Felício.
O relatório técnico apontou a existência de uma obra de ampliação paralisada sem justificativa ou cronograma para conclusão. A obra inacabada tem gerado vários danos aos idosos abrigados, aos profissionais que atuam no local e aos seus visitantes. São problemas no acondicionamento de alimentos, na acomodação dos abrigados e nos serviços de saúde, lazer e demais atividades necessárias ao bem-estar dos idosos. Além disso, dano ao patrimônio público, visto que a estrutura física inacabada fica exposta as deteriorações ambientais. O abrigo Olavo Bilac é uma Instituição de Longa Permanência para idosos (ILPI) e conta com 92 vagas. Atualmente, são cerca de 108 idosos no abrigo.
O Ministério Público vai dar prosseguimento ao procedimento administrativo instaurado e notificar os gestores para cobrar a retomada das obras, a justificativa da paralisação e o cronograma de finalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário