A Linha Leste será composta de onze estações,
perfazendo 12,4 Km de extensão. Os trens elétricos transportarão cerca de 400
mil passageiros/dia.
O
consórcio Cetenco-Acciona, formado pelas empresas Cetenco Engenharia e Acciona
Infraestructuras, foi o vencedor da licitação para realização das obras civis
da Linha Leste do Metrô de Fortaleza. O resultado da proposta comercial foi
registrado em ata da reunião da Comissão Central de Concorrências, nesta
segunda-feira (7). O consórcio apresentou a menor proposta de preço – R$
2.259.223.588,10. Após divulgação do resultado no Diário Oficial a documentação
segue para a Secretaria da Infraestrutura do Estado- Seinfra para homologação,
adjudicação e posterior publicação no Diário Oficial do Estado - DOE. Em
seguida será exigida uma série de documentos ao consórcio vencedor para então
ocorrer a celebração do contrato. Apenas depois de cumprida essa série de
etapas, será assinada a Ordem de Serviços.
As
propostas para as obras civis foram recebidas na Comissão Central de
Concorrências da Procuradoria Geral do Estado (PGE) no dia 21 de maio tendo
cumprido todos os prazos recursais. Além do consórcio Cetenco-Acciona, grandes
grupos de engenharia participaram do certame licitatório: Mendes Júnior-Soares da
Costa-Isolux (Mendes Júnior Trading e Engenharia, Sociedade de Construções
Soares da Costa S.A do Brasil e Isolux Projetos e Instalações); Consórcio
Metrofor (Construtora Andrade Gutierrez, Construtora Norberto Odebrecht Brasil
e Serveng Civilsan-Empresas Associadas e Engenharia); e Mobilidade Urbana
(Construções e Comércio Camargo Corrêa, Construtora Queiroz Galvão e
Construtora Marquise).
O
projeto da Linha Leste prevê a construção de onze estações: Estação da Sé,
Luiza Távora, Colégio Militar, Nunes Valente, Leonardo Mota, Papicu, HGF,
Cidade 2.000, Bárbara de Alencar, CEC e Edson Queiroz. Além dessas, haverá
integração com as linhas Oeste e Sul na estação central Chico da Silva,
totalizando doze estações.
Serão
12,4 km de extensão. A linha será operada com trens elétricos que transportarão
cerca de 400 mil pessoas diariamente. O projeto se integrará ainda às Linhas
Sul; Oeste, remodelada, ao ramal Parangaba-Mucuripe (VLT), também em obras, e
aos terminais de ônibus. A linha subterrânea seguirá em boa parte o trajeto da
avenida Santos Dumont.
A Linha
Leste, fará parte do Programa “Mobilidade Grandes Cidades”, do Governo Federal.
Estão garantidos R$ 2 bilhões em recursos federais para o projeto, sendo R$ 1
bilhão do Orçamento Geral da União e R$ 1 bilhão financiados pela Caixa
Econômica Federal. A contra partida do Governo do Estado do Ceará é de pouco
mais de R$ 1 bilhão (1,034). Os recursos estaduais serão usados para a Parceria
Pública Privada, que vai contemplar todo o material rodante e sistemas e a
operação dos quatro sistemas metroviários de Fortaleza. Esses recursos
estaduais também serão usados para projetos, administração de obra,
desapropriações e remoção de interferências.
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