Licitação para início das obras da Refinaria começa em abril de 2014



Os documentos licitatórios devem abranger obras de infraestrutura, como abastecimento de água, energia, tratamento de afluentes e desembarques.

        Em abril de 2014, o Governo do Estado e a Petrobras iniciam o processo de licitação para início das obras da sonhada Refinaria Premium II, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A notícia foi anunciada pela ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, durante reunião com o Governador Cid Gomes e o diretor de abastecimento da Petrobras, José Carlos Cosenza, nesta quinta-feira (10), no Palácio da Abolição. Segundo a gestora, “o projeto de instalação da Refinaria foi revisto pela Petrobras e, com isso, no ano que vem serão iniciadas as licitações para o início das obras”, reforçou. As licitações, ainda sem valores definidos, devem abranger obras de infraestrutura, como abastecimento de água, de energia, tratamento de afluentes e desembarques. “Estamos numa fase conceitual do projeto, o projeto básico sairá em 2014, por isso não é possível falar de valores”, explicou.

        Durante a reunião também foram analisadas a possível introdução de novos parceiros no projeto e mudanças nas etapas das obras da Premium II. Segundo informações da Ministra, a Petrobras “está de namoro” com a multinacional chinesa Sinopec. “Vamos ver se esse namoro segue para um casamento firme. Qualquer investimento da Petrobras precisa ser visto de perto", destacou. Para o Governador Cid Gomes, mesmo com as mudanças que acarretam novas parcerias, as obras da Refinaria Premium II deverão ser iniciadas em 2014. “Hoje tivemos a oportunidade de reajustar datas, planos, etapas e sintonizar com o Governo Federal. Em relação as novas parcerias, elas acabam influenciando no calendário, mas tudo será ajustado no ano que vem”, destacou o Governador.

        Também ficou acertado que até o início das licitações, em abril, outras reuniões de ajuste deverão acontecer entre o Governo Estadual, Ministério do Planejamento e Petrobras. “Hoje discutimos que tipo de intervenções podem ser antecipadas, especialmente acertamos reuniões mensais entre a Petrobras e o Governo do Estado, e o Ministério do Planejamento acompanhará essas reuniões mensais para que todas as questões que precisem ser equacionadas possam ser feitas o mais rapidamente possível aqui no Ceará”, reforçou a Miriam Belchior. Uma das questões deve ser equacionada ainda em outubro, que diz respeito a cessão de uma área de 543 hectares, de posse da comunidade indígena Anacés. O total da área requerida pela Petrobras corresponde a 1.940 hectares. “O cercamento já foi iniciado, até o final deste mês provavelmente será assinado o termo de compromisso com as comunidades indígenas, um trabalho da Petrobras com o Governo do Estado para equacionar essa questão. Em abril começam então as licitações pra construção da Refinaria”, reforçou Miriam Belchior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário