Fortaleza foi a única cidade-sede da Copa no Nordeste que ficou de fora do projeto de patrocínio de museus da Petrobrás |
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ministra da Cultura, Marta Suplicy, lançou ontem (2), no Museu
Imperial, o Programa Petrobras Ministério da Cultura de Museus. A
iniciativa, que prevê patrocínio da Petrobras, num total de R$ 20
milhões, para 12 instituições, faz parte das ações da pasta da Cultura
para a Copa do Mundo, que será disputada no Brasil, no ano que vem.
Serão beneficiados museus instalados nas cidades-sede da Copa e em
municípios vizinhos.
O Nordeste tem somente quatro instituições incluídas no projeto: os museus de Arte Contemporânea, em Olinda, e da Cidade do Recife, em Pernambuco; a Pinacoteca do Palácio da Cultura, em Natal; e o Museu Nacional de Cultura Afro-Brasileira, em Salvador. Nenhum museu da capital do Ceará está incluído no programa. Talvez, a forma avessa de programas culturais cearenses atrelados ao turismo explique essa exclusão do Ministério da Cultura. No estado do Rio de Janeiro, cinco museus receberão o patrocínio. Dois são de Petrópolis: o Imperial, contemplado com R$ 5 milhões, e o Palácio Rio Negro, com R$ 2 milhões. Os demais são o Museu de Arte Sacra, em Paraty, e o Chácara do Céu e o Museu da República, ambos na capital. O Museu da República, antiga sede do governo federal, é conhecido como Palácio do Catete. De acordo com Marta Suplicy, o aporte de recursos para os museus é o começo das obras necessárias à sua modernização e revitalização. Foram destinados R$ 2 milhões ao Museu Mariano Procópio, em Juiz de Fora, que fica entre duas cidades-sede da Copa: Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Em São Paulo, o patrocínio da Petrobras deverá ser usado na criação do um site de busca Portal dos Museus, em parceria com a Biblioteca Brasiliana Digital da Universidade de São Paulo (USP) e na requalificação do Museu Lasar Segall.
(Com informações da Agência Brasil)
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