Escutaram até o Lobão

Ministério de Minas e Energia foi espionado por Canadá e EUA

9.set.2013 - A NSA, agência de segurança dos Estados Unidos, espionou, além da presidente Dilma Rousseff, a Petrobras, o setor de infraestrutura do Google e a diplomacia francesa. A notícia foi veiculada em reportagem exibida, nesse domingo (8), no "Fantástico", da Rede Globo, feita em parceria com o jornalista norte-americano Glenn Greenwald, que obteve documentos ultrassecretos repassados por Edward Snowden, ex-agente da NSA.
O Ministério de Minas e Energia do Brasil foi espionado por agentes canadenses e norte-americanos, segundo documentos vazados por Eduardo Snowden, ex-técnico de tecnologia da NSA (Agência Nacional de Segurança), e entregues ao jornalista norte-americano Glenn Greenwald.
Esta é a terceira reportagem do Fantástico, da rede Globo, produzida em parceria com o jornalista do britânico "The Guardian" sobre as espionagens do governo brasileiro por parte da gestão de Barack Obama.
A estrutura do ministério foi completamente mapeada pelos espiões estrangeiros, e a rede de comunicações da pasta, como telefonemas, e-mails e uso da internet, rastreada --isto é, eles descobriram quais pessoas do órgão conversaram com quem, quando, onde e como.
No entanto, os documentos de Snowden não indicam se o conteúdo foi acessado pelos agentes. Memorando vazado determinava que o acesso aos conteúdos fosse feito em uma fase subsequente.
As informações foram apresentados em uma reunião da Agência Canadense de Segurança em Comunicação (CSEC, na sigla em inglês) em junho de 2012 durante uma conferência do "Five Eyes", grupo que engloba as agências de espionagem dos Estados Unidos, da Inglaterra, do Canadá, da Austrália e da Nova Zelândia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário