Deu no DN


Fortaleza pode ganhar voo direto para Orlando

O novo voo está sendo negociado pelo Cede-CE e por operadoras de turismo com a empresa Dynamic Airways
Quem já voou do Ceará para os Estados Unidos ou de lá para cá, via Rio de Janeiro, Manaus ou Brasília, sabe o quanto é desestimulante ouvir o piloto, ao cruzar o espaço aéreo de Fortaleza, informar que está sobrevoando a cidade, e saber que ele não vai pousar aqui, e que vai ter que seguir viagem por mais três ou quatro horas, porque não há escala em território cearense. Esse tormento, que hoje leva, no mínimo 12 horas -3 horas de Fortaleza para Brasília, por exemplo, e mais 9 para Miami -, sem falar no tempo perdido entre as conexões; pode, enfim, acabar.

O Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Cede) está negociando com a empresa norte-americana Dynamic Airways um voo direto de Fortaleza, para Orlando, nos Estados Unidos, já a partir de 21 de dezembro próximo. Segundo o titular do Cede-CE, Alexandre Pereira, a nova linha terá frequência semanal, até maio de 2014, podendo ser ampliada para três voos por semana, de acordo com a demanda de passageiros, do Nordeste para os Estados Unidos e de lá para cá.

Horários

Direto, sem conexão, o voo terá 6h50 de duração, com partidas de Fortaleza, às 3h30, de sábado, e chagada às 11 horas da manhã, em Orlando. O voo de volta parte na noite de sexta-feira, de Orlando, e desembarca no Aeroporto Internacional Pinto Martins, a 1 hora da madrugada do sábado. A aeronave utilizada será um Boeing 767-200, com capacidade para cerca de 230 passageiros. O preço da passagem ainda não foi revelado.

De acordo com Pereira, o interessante deste voo é que a demanda partiu das próprias operadoras - Be Happy, Complexus e Quality - que vêm identificando o potencial do fluxo de turistas da região para os Estados Unidos, sobretudo para Miami e Orlando. "O Ceará está preparado para receber um grande fluxo de negócios com diversos países. Esse voo vai aumentar ainda mais nosso potencial", acredita o secretário. Segundo ele, a nova rota está sendo muito bem vista pelo trade turístico e pelo governo cearense. A expectativa é que passageiros de estados vizinhos, como Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte, também utilizem o voo.

Desafio

O maior desafio, no entanto, será atrair turistas da América do Norte para o Ceará e demais estados do Nordeste, operação já tentada há alguns anos, via Delta Airlines e que não se viabilizou. "Temos um amplo mercado a explorar e com o envolvimento do trade turístico teremos uma ótima opção a oferecer", avalia o diretor executivo da Pentagonal, Aécio Gonçalves.

Para tanto, antecipa Alexandre Pereira, a Secretaria de Turismo (Setur) irá apoiar na promoção do destino turístico Ceará e com ações de merchandising, inclusive nos estados vizinhos.

"O voo chega num momento importante, já que nosso Estado será destaque em todo o mundo, por conta da realização dos jogos da Copa (de 2014) aqui", ressalta o titular do Cede.

Na próxima sexta-feira, 11, uma comitiva de operadores e empresários do Ceará vai aos EUA pra fechar os detalhes e confirmar o voo. Ainda segundo o Cede-CE, a licença de operação da nova linha já foi feita pela companhia à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Dinamic Airways está baseada em Greensboro, Carolina do Norte.

CARLOS EUGÊNIOREPÓRTER

Penso eu  - Este blogueiro era useiro e vezeiro num voo maravilhoso que a nossa Varig fazia de Fortaleza para Miami nos primeiros Air Bus que voaram em céus brasileiros. Depois veio a Delta que nos frustou e agora, resta um voo com troca de avião em Manaus, com péssimo atendimento e horriveis embarque e desembarque naquela cidade. No começo do ano este blog anunciou negociações com a American Air Lines, até esta hora sem solução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário